Desenv. Econômico|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Nesta segunda-feira, 20, o empresário Rogério Cortellazzi, do ramo de fertilizantes, se reuniu em Palmas com o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, para debater as condições para obtenção de benefícios fiscais no Estado do Tocantins. A Diretora Municipal de Indústria e Comércio de Gurupi, Daniella Vitorino, também já esteve reunida com o titular da Sics para viabilizar o benefício aos empresários.

Na ocasião, o secretário Carlos Humberto Lima, forneceu informações sobre os critérios necessários para a obtenção do Termo de Acordo de Regime Especial (TARE). Durante a reunião, o empresário apresentou projeto a ser submetido ao Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE-TO), relacionando a concessão de incentivos fiscais para a implantação de nova empresa do ramo de fertilizantes, no município de Gurupi. Rogério Cortellazzi representa a empresa paulista, Euroind, que atua na área de indústria, comércio e logística.

Foto: Matheus Alcântara/ Governo do Tocantins

De acordo com o empresário, o município, oferece grande potencial para investimentos. “Nós temos hoje uma área em Gurupi, cedida pela Prefeitura e agora estamos aguardando as aprovações de algumas leis, para começar a fazer a parte dos investimentos e contratar a mão de obra. O Tocantins é um ponto muito interessante de logística para a gente. É um estado, que no agronegócio está crescendo bastante e que tem alguns benefícios fiscais, que em São Paulo a gente não encontraria. A implantação da empresa vai gerar emprego e renda e deve alavancar todo o potencial do município e do estado. Assim vamos crescer juntos”, comentou o empresário.

A Diretora Municipal de Indústria e Comércio de Gurupi, Daniella Vitorino, reforçou que na semana passada também esteve em Palmas reunida com o titular da Sics para solicitar a liberação do TARE ao empresário, visando a implantação efetiva da empresa no município. “O TARE já está encaminhado, agora resta a visita do CDE em Gurupi para avaliar o terreno cedido pela Prefeitura no Parque Agroindustrial, que já tem o termo de reserva emitido pelo município para ceder a área. É uma empresa que vai gerar empregos e muito Imposto Sobre Serviços (ISS), que retorna ao município através de serviços e obras públicas”, destacou.

Segundo o secretário Carlos Humberto Lima, a Sics analisa as demandas dos empresários e a possibilidade de implantação de novos empreendimentos, ação essencial para o fortalecimento econômico do estado e para garantir o crescimento no número de tocantinenses inseridos no mercado de trabalho.

“O Tocantins vem se tornando cada vez mais um polo para novos investimentos, nós apresentamos todas as possibilidades que o estado pode oferecer. Existem critérios para implantação ou expansão de uma empresa e a equipe da Sics está sempre disponível para fornecer todo o auxílio necessário para tornar possível a chegada desse novo empreendimento. Sabemos que assim estamos cumprindo a nossa missão de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado através da geração de empregos, circulação de renda e por consequência, mais qualidade de vida para a população”, afirmou o secretário.