Infraestrutura|

Por Marina Xavier – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Infraestrutura, finalizou nesta segunda-feira, 20, os estudos para elaboração do Termo de Referência para o chamamento público de instituições da organização civil para o manejo de resíduos recicláveis, resíduos vegetais e resíduos de construção civil no município.

O secretário da pasta, Elvan Leão, se reuniu com a engenheira ambiental Thais Carraro Di Gregório e a servidora do departamento jurídico, Rosely Gonçalves, para acertar os últimos detalhes do termo de chamamento público da Lei 12.305, que institui a política nacional de resíduos sólidos.

Com isso, será realizado o credenciamento de entidades da sociedade civil para efetuar a coleta, manejo e a destinação final dos resíduos recicláveis vegetais e da construção civil.

O objetivo é ajustar a coleta seletiva, diminuindo o volume de resíduos e elevando futuramente a vida útil do aterro sanitário do município. Essa ação possibilitará Gurupi atender demandas relacionadas a resíduos sólidos de cidades vizinhas, fortalecendo as ações ambientais em toda a Região Sul do Estado.

“Essa ação da coleta seletiva trará ao município uma ação efetiva de conservação ambiental, elevando a vida útil do Aterro Sanitário, beneficiando não só Gurupi, mas também outros municípios. Hoje já conseguimos atender algumas cidades vizinhas, mas o termo trará a possibilidade de atender ainda mais, atendendo ao pedido da nossa prefeita Josi Nunes”, destacou o secretário Elvan Leão.

O secretário completa ainda que, com isso, Gurupi será uma peça fundamental nas ações ambientais para o fortalecimento da região sul do Tocantins.