Cultura e Turismo|

Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi

O Natal de Esperança, promovido pela Prefeitura de Gurupi  para celebrar a vida e a esperança, neste fim de semana foi recheado de muitos talentos com apresentações artísticas diversas no palco da Praça do Centro de Convenções Mauro Cunha.

Muita música e dança foram apresentadas ao público. Na noite deste sábado, 11,  a programação foi aberta pelos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Josué Alves Moreira, do setor Jardim Medeiros, com a apresentação “A magia do Natal”. Em seguida, os alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Sousa apresentaram dança e dramatização: “Celebração do Nascimento de Jesus”.

A Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, do setor Parque das Acácias, levou ao público duas apresentações musicais e uma de dança. A rede estadual de ensino também marcou presença e Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral José Seabra Lemus, levou ao público uma bela apresentação de violino. O Centro de Ensino Médio Gurupi abrilhantou a noite com cantata de Natal. E alunos do Colégio Adventista de Gurupi fecharam a programação artística com um dueto musical.

Fotos: Lino Vargas/Secom

A aluna Bluma Fiori,  do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral José Seabra Lemus, que se apresentou ao público tocando e cantando, comentou que ficou muito  feliz em levar a sua arte ao público. Ela se dedica à música há dois anos. “Foi muito bom e incrível, tocar e cantar neste evento. Realmente foi uma noite agradável”, disse.

Quem também amou subir ao palco foi a aluna da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, Ashylla Barros, que cantou duas músicas. Ela que já canta na igreja disse que a noite foi uma  emoção diferente por tocar para um público maior. “Fiquei um pouco nervosa, mas depois foi tranquilo e uma sensação muito boa”, disse.

Jocierene da Silva, que acompanhou a filha Schinaida Silva, da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Sousa, disse que ficou emocionadíssima ao ver a filha no palco em uma apresentação de balé. “Fiquei emocionada, arrepiada, de ver minha filha dançar tão lindamente. Este foi um evento muito bonito”, disse.

Quem também não conteve a alegria foi Maria Aparecida Barros, que viu a filha no palco cantando. “Ela já canta na igreja, e a gente pensa que está acostumada, mas aqui é uma sensação diferente. O evento é importante tanto para revelar talentos, quanto para as crianças e adolescentes interagir”, expôs.

O evento foi prestigiado por várias famílias e por pessoas que estavam passando pelo centro da cidade. Diego Escudeiro, que mora em São Paulo e está em Gurupi a trabalho, passava pela rua e viu a praça enfeitada e as apresentações e decidiu parar. Ele que fez questão de registrar algumas das apresentações elogiou a programação. “Tudo muito bonito e as apresentações interessantes”, disse.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Lady Sakay, comentou que as apresentações são uma parceria importante  entre Prefeitura e as escolas municipais e estaduais para levar mais emoção e entretenimento às famílias. “É um espaço a mais para apresentar todo o movimento realizado nas escolas que muitas vezes só ficam nas unidades escolares. É um espaço a mais para abrilhantar o Natal dos gurupienses”, comentou.

A prefeita Josi Nunes ressaltou que o Natal é uma data mágica em que as pessoas se encantam e neste ano a Prefeitura preparou uma vasta programação para as famílias poderem prestigiar.

“É muito importante darmos a oportunidade para as crianças mostrarem o talento e encantar. É uma parceria com as escolas, com a Casa de Cultura da UnirG que leva alegria e beleza ao público. É um conjunto, as crianças se apresentam, as famílias se reúnem, se emocionam. Acredito que acertamos neste ano fazendo o Natal de Esperança e esperamos que nos próximos anos façamos uma festa maior e ainda mais bonita”, disse.

A prefeita adiantou que no próximo fim de semana as apresentações artísticas prosseguirão. Na sexta-feira, 17, a cantora Clara Garcia fará um grande show aos gurupienses. “A Clara Garcia é  uma artista daqui que agora está sendo reconhecida nacionalmente e  é  importante esse momento. Ela se apresentará aqui para abrilhantar ainda mais a programação natalina”, disse, já convidando aos gurupienses a prestigiar o show.

Sexta-feira

Na noite de sexta-feira, 10, alunos de cinco unidades escolares apresentaram sua arte. As apresentações foram abertas pelos os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Josué Alves Moreira, do setor Jardim Medeiros, que apresentaram o teatro musical com o tema: “No Mundo da Imaginação”.

Logo em seguida subiram ao palco os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Irmã Divina, do setor Jardim dos Buritis, que cantaram uma música natalina.

A turminha da Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão, do setor Bela Vista, apresentou a música “É Natal”.

O Coral do Colégio Adventista de Gurupi, abrilhantou a noite com músicas natalinas. E a primeira noite de apresentações foi fechada com os alunos da APAE de Gurupi que apresentaram uma cantata de Natal.