Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

Fotos: Marcos Veloso – Secom Gurupi

Por dois dias o tema; “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, foi debatido em Gurupi por profissionais da educação básica e superior, das redes municipal e estadual de ensino e a comunidade em geral que estiveram presentes na IV Conferência Municipal de Educação realizada pelo Fórum Municipal de Educação (FME) apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação. O último dia de programação, nesta sexta-feira, 03, foi marcado pelo aprofundamento das discussões de eixos temáticos, elaboração e análise do documento de referência que será encaminhado para etapa estadual da conferência.

Os temas para esta edição da conferência foram voltados ao Plano Municipal de Educação, a valorização dos profissionais, uso da tecnologia a serviço da educação, entre outros. O estudante universitário Luiz Carlos Pereira, esteve nos dois dias da conferência e contou que gostou de ter acompanhado e da oportunidade de opinar e ouvir as sugestões apresentadas. “Foi o contato com temas em que há muito tempo eu já debatia em outros eventos. E ainda participei de uma sala temática muito importante que foi o Ensino Superior e as Tecnologias para Educação, muito atual e que foi muito discutido na pandemia e dentro da questão do ensino remoto”, avaliou.

Responsável por conduzir as discussões em uma das salas, a palestrante Maria Leci de Bessa, falou sobre Educação Superior, Profissional e Tecnológica. “Discutimos sobre a realidade dessa educação no Brasil, depois aqui em Gurupi, na região Sul. Analisamos quatro metas, as estratégias já o Plano Municipal está vencendo e precisamos saber o que pode ser sugerido como melhoria para o desenvolvimento do Município de Gurupi, não só para rede municipal, mas, na educação básica e superior”, defendeu.

Plenária

Uma plenária final foi realizada com a finalidade da leitura e aprovação dos relatórios elaborados pelas cinco salas temáticas. “Os eixos que foram apresentados nas palestras macros do primeiro dia, foram subdivididos em cinco salas, nas quais os participantes se organizaram para as discussões mais aprofundadas e a partir de então, começamos a fazer a análise e as adições dentro do documento referência da nossa conferência. Cada um desses grupos pôde propor emendas aditivas, substitutivas ou supressões de texto”, explicou o coordenador do FME, Jhonata Moreira.

Ainda segundo Moreira, foram feitas também indicações sobre o melhor de cada temática para a Educação. “A discussão de cada um dos grupos, todas as emendas trazidas para o documento, foram para plenária final, e cada uma delas foi votada e a maioria absoluta foi determinante para que a emenda fosse inserida ou retirada do texto do documento referência que será agora encaminhado para a Conferência Estadual de Educação”, disse.

O evento é em cumprimento ao que recomenda o Plano Municipal de Educação (PME) e as metas estabelecidas em sua elaboração, que é ainda base para a Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2022. Durante a conferência, foram selecionados os delegados locais que vão representar Gurupi na Conferência Estadual da Educação.