Educação|

Texto e Foto: Débora Ciany – Ascom Semeg

Este ano letivo de 2022 começará com novidade em sala de aula para a rede municipal de educação de Gurupi. Será a distribuição de novos materiais didáticos para professores e alunos em todos os níveis do ensino, e que estão sendo adotados como reforço no aprendizado após o longo período de aulas remotas.

A expectativa era grande, por parte da comunidade escolar na volta ao ensino presencial com a mudança do material de estudos para estimular os alunos nesta nova etapa da aprendizagem. Segundo o Diretor de Gestão Pedagógica, da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG), Jônatas Barreto, com a finalização de todo o processo de matrículas prevista para esta sexta-feira, 28 já será possível definir a logística de distribuição dos livros, diários e cadernos e dos kits da educação infantil.

“Todo material também para educação infantil tanto PNLD, os materiais que estarão chegando bem como o Pitanguá, outra aquisição da SEMEG, também será encaminhado para todas as nossas unidades escolas da pré-escola nível pré I e pré II. Já aquelas habilidades, documentos relacionados ao DCT, a BNCC e em relação a creche também, foi feito todo um trabalho junto a coordenação de educação infantil para que pudesse auxiliar os professores nesse momento de retorno”, explicou o diretor.

Material

Foram adquiridas 1.950 unidades de um Kit da editora Pitanguá sendo uma sacola contendo livros didáticos, de literatura infantil, caderno do aluno e agenda. Para Educação de Jovens e Adultos (EJA), foram adquiridos manual do educador e material para o aluno desde a alfabetização (1º ano) passando pelos anos iniciais, finais (9º ano) nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, artes, inglês e espanhol.

Já do Aprova Brasil, além do livro diário para professores, os alunos receberão guias de língua portuguesa e matemática para os níveis fundamental I e II. “Lembramos ainda a respeito do material complementar, o território da leitura que vem muito de encontro aquilo que nós queremos trabalhar este ano, pois sabemos que a alfabetização dos nossos alunos ainda ficou muito a desejar por causa desse período pandêmico, portanto, todas as estratégias e materiais que nós pudermos usar neste momento para auxiliar o professor em sala de aula será muito bem-vindo para que possamos recuperar parte do que possa ter deixado de ser desenvolvido, disse Barreto, se referindo ao material Território da Leitura da editora Tocantins.

O material didático que ainda se encontra estocado no almoxarifado central da SEMEG foi adquirido por R$542.002. A Diretoria de Gestão Pedagógica vai utilizar o material do Aprova Brasil, com os alunos do 1º ao 9º ano e planeja um levantamento diagnóstico para identificar em qual etapa de ensino, qual habilidade estes conseguirão desenvolver no decorrer do ano letivo.