Infraestrutura|

Texto e Fotos: Marina Xavier – Secom Gurupi

Com o objetivo de melhorar as condições do tráfego de veículos e evitar acidentes, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está realizando a correção e manutenção de diversas ruas da cidade. Essa restauração da pavimentação está sendo feita com blocos sextavados.

A intervenção, que teve início nesta semana, já atendeu diversas regiões e agora as equipes estão na Avenida E, setor Nova Fronteira, e no Jardim Tocantins II. Nas próximas semanas, o serviço chegará a outros pontos da cidade.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Elvan Leão, o trabalho é necessário em função do desgaste natural da pavimentação, que ocorre por vários motivos, como o excesso de descarte irregular de esgoto e as atuais condições climáticas. O processo de correção, segundo ele, começa com a identificação do trecho a ser recuperado, seguido da retirada do asfalto desgastado. Neste ponto, também é verificada a necessidade de troca do solo e, logo depois, o material é instalado e nivelado.

O material é produzido pela Secretaria. Após os estudos da equipe de engenharia a demanda é repassada para o setor de artefatos de concretos, que produz a quantidade necessária.

“Nessa manutenção nós recuperamos as vias públicas e conseguimos trazer muitos benefícios para os moradores e motoristas. Entre eles a prevenção de acidentes de trânsito e a redução de problemas mecânicos nos veículos”, frisou o secretário.

Operação Tapa-buracos

O secretário reforça que a operação tapa-buraco continua em vários pontos da cidade. “Estamos contando com duas frentes de trabalho, realizando a manutenção contínua seguindo o cronograma”.

Ainda segundo Elvan Leão, o cronograma está priorizando os pontos críticos da cidade. “O processo de licitação para aquisição de material CBUQ, deverá ter início no dia 14 de janeiro, que culmina juntamente com o final do período chuvoso e podendo atender toda a cidade”, frisou o secretário.