Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

O Núcleo de Formação Continuada (NFC) da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG) deu início nesta segunda-feira, 24 a uma semana de treinamento acerca da utilização de novos materiais didáticos e de avaliação estudantil, adotados pela Prefeitura de Gurupi para o ano letivo de 2022. Uma live no Canal da SEMEG no YouTube abordou a adesão ao sistema de avaliação de rendimento escolar, o Aprova Brasil.

Participou do encontro online com servidores da Educação, a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, que fez questão de enaltecer a importância da melhoria dos indicadores educacionais do município e da valorização dos profissionais da área. “O processo de capacitação é constante com projetos de desenvolvimento para alcançar nossos objetivos. Por isso, a necessidade de passar por essas etapas, de formar, e aperfeiçoar pessoas. E é isso que precisamos fazer na Educação que tem como um dos eixos fundamentais, a capacitação permanente dos nossos profissionais para que possamos chegar ao patamar de qualidade que desejamos”, analisou Josi, reforçando ainda que, para o alcance da qualidade no ensino é imprescindível colocar em prática uma série de estratégias.

Josi Nunes, lembrou de uma das metas de seu plano de governo, cumprida, logo no seu primeiro ano de mandato; o pagamento dos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) aos servidores da Educação que aguardavam desde 2016. E adiantou que já existe uma equipe trabalhando para o enquadramento dos servidores da Saúde e do Quadro Geral.

Josi ainda explicou que nesta terça-feira, 25, participa de uma audiência em Palmas na Associação Tocantinense de Municípios (ATM) que faz um acompanhamento junto a todos os prefeitos e secretários municipais de Educação para rever o PCCR dos profissionais da área do ensino diante do Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “É um novo passo que precisamos dar, essa revisão do PCRR, pois são conquistas que eu quero implementar na nossa gestão”, assegurou a Prefeita.

Sistema

O projeto Aprova Brasil tem como objetivo auxiliar professores, gestores e secretarias de educação no desenvolvimento de habilidades e competências exigidas tanto pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) quanto pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Fizemos a aquisição de material didático tanto para Educação Infantil, como para Educação Especial, para os alunos do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano. Desde o primeiro dia, até o último da minha gestão vou falar da importância da busca por resultado por melhoria educacional porque esse é o meu propósito de vida. Estou à frente da SEMEG, ficarei até o próximo dia 31, mas, sou professora, servidora pública de carreira há mais de 20 anos, então o meu propósito continua o mesmo; trabalhar para que a Educação do Tocantins e do município que nasci e fui criada, seja cada vez melhor”, defendeu Amanda.

A Secretária explica que só em 2023 ocorrerá uma nova edição do SAEB, mas é importante dar início a partir deste ano letivo, a preparação dos estudantes visando bons resultados. Participaram da live ainda, os Vereadores, Professor Davi Abrantes e André Caixeta. A formação segue até a próxima sexta-feira, 28, incluindo no cronograma reuniões presenciais.