Saúde|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

Em Gurupi, a vacinação contra a Covid-19 segue sendo realizada em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), aumentando os pontos de vacinação e ampliando a oferta dos imunizantes à comunidade gurupiense.

A partir desta semana a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi voltou a ofertar as doses na UBS Sol Nascente, UBS Rosendo (Rua 15), UBS João Manoel (Rua 06), UBS Nova Fronteira e na UBS Jardim dos Buritis.

Segundo o diretor de Vigilância e Proteção à Saúde de Gurupi, Marcus Teixeira Marcolino, na UBS do Sol Nascente estarão disponíveis as vacinas Coronavac, AstraZeneca, Janssen e Pfizer. Já nas unidades Rosendo, João Manoel, Nova Fronteira e Jardim dos Buritis tem apenas o imunizante da Pfizer.

“É importante lembrar que se a pessoa estiver com algum sintoma de Covid, dengue ou até mesmo de gripe, não poderá se vacinar enquanto estiver doente”, frisou Marcolino.

1ª Dose

Os menores de idade, entre 12 e 17 anos, precisam ir se vacinar acompanhados dos pais/responsáveis e apresentar cópia dos documentos pessoais dos mesmos, juntamente com o Termo de Consentimento devidamente assinado, que está disponível no site da Prefeitura, www.gurupi.to.gov.br. O menor deverá apresentar ainda a cópia dos documentos pessoais e o cartão de vacinação.

Já quem tem mais de 18 anos e, por algum motivo, ainda não tomou a primeira dose, também pode se vacinar. É preciso apresentar o cartão de vacinação e os documentos pessoais.

O imunizante disponível é da Pfizer.

2ª Dose

O intervalo entre a primeira e a segunda dose varia de acordo com o fabricante.

Coronavac – intervalo de 28 dias

AstraZeneca – intervalo de 60 dias

Janssen – intervalo de 60 dias

Pfizer – intervalo de 21 dias

3ª Dose

Gurupi também aplica a dose de reforço nas pessoas que tenham mais de 18 anos e já completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. A vacina é para quem tomou a 2ª dose há 04 meses ou mais.  A 3ª dose é do imunizante Pfizer e vale para qualquer vacina aplicada anteriormente.