Desenv. Econômico|

Por Heliana Oliveira – Secom

Dividir conhecimentos, orientar sobre técnicas sustentáveis no plantio e  preservação das áreas, foram algumas das metas do Dia de Campo realizado na manhã desta quarta-feira, 16, na Associação Micro Jandira.

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente reuniu-se com os produtores para um diálogo sobre a importância da recuperação de áreas degradadas; preservação e recuperação de Áreas de Preservação Permanentes (APPs); orientações de plantio e tratos culturais; uso, ocupação e práticas de conservação de água e do solo; além do plantio na APP do córrego Jandira.

A diretora de Agricultura da Secretaria Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Marilene Ramos, explicou que o objetivo principal do encontro foi falar sobre a importância da preservação da água, do solo, e das APPs. “Essa discussão tem uma importância econômica, social e ambiental. Nos Dias de Campo disseminamos a informação sobre o cuidar do nosso bem maior, que é o meio ambiente, para que os produtores rurais tenham a segurança que terão água necessária para a produção. Nesse encontro destacamos que podem continuar produzindo, aliando as técnicas de plantio com as de preservação do meio ambiente”, expõe ressaltando que os produtores têm aceitado bem as orientações das equipes e se conscientizando sobre a importância de não degradar e manter as áreas de preservação.

O diretor de Meio Ambiente, Diego Rocha, comenta que nesses encontros com os pequenos produtores é sempre ressaltado que as práticas tradicionais podem trazer alguns prejuízos ao meio ambiente e nesses dias de campo são repassadas técnicas para que continuem produzindo, e ao mesmo tempo, preservando as áreas.

O presidente da Associação Micro Jandira, Jorge Cabral, explanou que o Dia de Campo é uma excelente oportunidade de conhecimento, que após recebido, é aplicado para a preservação do solo. Para ele, também é importante a conscientização que a equipe faz sobre a necessidade da recuperação das áreas degradadas.

Após o bate-papo, os moradores da Associação e equipe plantaram às margens do córrego Jandira, mudas nativas como Ipê, Jacarandá, Sucupira, Cega-Machado, entre outras.