Desenv. Econômico|

Por Leilane Macedo – Secom

Fotos: Lino Vargas – Secom

Representantes de universidades, entidades classistas, da Prefeitura de Gurupi e da comunidade em geral se reuniram na tarde desta terça-feira, 15, para tratar sobre a reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Gurupi – CADESG.

A reunião extraordinária teve como pauta: Apresentação dos membros do CADESG; Orientação aos membros indicados as demandas de trabalho do Conselho; Apresentação do Regimento interno do Conselho; e a Elaboração do calendário de reuniões 2022.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, afirmou que este é o primeiro passo para a reativação e renovação do Conselho. “Nós fizemos questão de reativar os conselhos que são ligados à nossa secretaria, que já existiam, mas não estavam em pleno funcionamento. Então estamos reunidos com as pessoas indicadas pelas instituições que compõem o Conselho para discutir os pontos necessários para finalizar o documento com os nomes daqueles membros que efetivamente estarão envolvidos e ativos no Conselho”, frisou.

Participaram do encontro representantes da Associação Comercial e Industrial de Gurupi – Acig; Associação dos Artesãos; Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL; Fundação UnirG; Universidade Federal do Tocantins – UFT; Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia; Defensoria Pública de Gurupi; União das Associações de Moradores de Gurupi; além de servidores das secretarias municipais de Saúde, Infraestrutura e de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

“Fazer estes Conselhos funcionarem é a forma mais legítima que nós temos de ter a participação da sociedade diretamente na gestão municipal. Este é o desejo da Prefeita e por isso nós estamos insistindo no real funcionamento dos Conselhos”, reforçou Pedro Dias.

Fazem parte do CADESG representantes do poder público municipal, estadual e federal, universidades, entidades e organizações da sociedade civil. Ao todo, são 31 membros no conselho, que é de caráter consultivo deliberativo e normativo, para assessoramento ao poder público no âmbito da política ambiental municipal. Entre as principais atribuições estão propor normas, critérios e padrões relativos ao controle e manutenção de qualidade do meio ambiente, obedecidas as leis e diretrizes gerais do município, estadual e federal.