Saúde|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Fotos: Arquivo Secom Gurupi

Dando continuidade às ações de prevenção e combate à leishmaniose (Calazar), a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (Semus), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensifica os atendimentos descentralizados de testes rápidos e castração.

Os mutirões já começam neste fim de semana no setor Bela Vista. As equipes do CCZ estarão atendendo das 08 às 16 horas, na Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão, quando serão realizados testes rápidos de Calazar e também castração de animais, cães e gatos, com o Castra Móvel.

O CCZ informou que para a castração será feito um pré agendamento com as pessoas que se inscreveram ainda no ano passado. Para ter acesso aos serviços, os tutores precisam apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19 e usar máscara.

A coordenadora do CCZ, Fluviana Freitas, explica que o objetivo das ações descentralizadas é levar os serviços oferecidos no Centro de Controle de Zoonoses até os bairros de Gurupi. “Com isso queremos alcançar o público que não tem condições ou transporte para trazer seus animais até o CCZ. E também estamos fazendo ações de vigilância e de prevenção”, frisou, destacando que a castração visa fazer o controle da população de animais.

Em 2021, os mutirões percorreram vários setores da cidade e 1.109 animais foram castrados. Ainda no ano passado, 2.179 cães fizeram teste de Calazar e 1.369 tiveram o diagnóstico positivo.

As ações descentralizadas de teste rápido e castração serão realizadas ainda em outras regiões de Gurupi. O próximo mutirão será nos dias 18 e 19 deste mês, no setor Vila São José.

Prevenção à Leishmaniose

Ainda de acordo com a coordenadora do CCZ, uma das principais ferramentas no combate é evitar a propagação do mosquito-palha, que transmite o Calazar. “A leishmaniose visceral é uma zoonose endêmica e, por isso, é importante que as pessoas tenham consciência sobre a importância dos cuidados necessários para evitar a disseminação da doença. Vale lembrar que a leishmaniose é transmitida pela picada do mosquito, que pica um cão doente e depois pica um outro cão sadio ou ser humano. Temos que acabar com o mosquito-palha e proteger o nosso animal”, ressaltou.

Algumas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar a proliferação de focos da leishmaniose, como fazer a limpeza urbana, eliminando resíduos sólidos orgânicos de terrenos e praças públicas, dar o destino adequado dos mesmos, limpar quintais e eliminar fontes de umidade, entre outras medidas de proteção e higiene.