Saúde|

Por Niceia Menegon – Ascom SEMUS

Fotos: Lino Vargas – Secom

Quando o assunto é saúde bucal na rede pública, o gurupiense pode abrir um sorriso! O município de Gurupi possui mais de 30 profissionais de odontologia, que atuam diariamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O Município conta ainda com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para procedimentos de especialidades clínicas.

Em 2021, com esse time de profissionais, a rede pública de saúde atendeu 7.954 pessoas, totalizando 21.549 procedimentos odontológicos realizados em Gurupi. É um número expressivo em quantidade, mas de acordo com a política de saúde bucal que vem sendo implementada, mais que quantidade o objetivo é proporcionar qualidade de vida para as pessoas.

“A saúde bucal reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas. Por isso, atuamos com o objetivo de assegurar ações educativas e de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal das pessoas”, explica Lorena Paula de Freitas, coordenadora da área de saúde bucal, de Gurupi.

Lorena, que assumiu a coordenação da saúde bucal há aproximadamente quatro meses, explica que é um grande desafio manter o serviço de excelência, com a estrutura e o quadro enxuto de profissionais. “Nossa meta esse ano é aumentar a quantidade de atendimentos e, principalmente, melhorar a qualidade da saúde bucal das pessoas que contam com a rede pública de saúde”, salienta a coordenadora, com otimismo e vislumbrando a realização de um trabalho assertivo entre as equipes.

Já para o secretário municipal de saúde, Vânio Rodrigues, depois do período crítico da pandemia e, ainda em 2021, manter em funcionamento os serviços de saúde, como da área bucal, foi desafiador. “Nos últimos dois anos tivemos que repensar muitos aspectos relacionados à rede pública de saúde. Apesar de tudo, nossas equipes estiveram presentes, trabalhando ‘para além da Covid-19’, atendendo a população em suas diversas necessidades. Eu celebro esses números alcançados da área bucal e parabenizo a todos, é uma conquista de todos nós”, reforça Vânio.

Unidades Básicas de Saúde

As UBS’s são a porta de entrada para quem busca atendimento odontológico na rede pública de saúde. O atendimento é ofertado para todas as faixas etárias, a pessoa pode contar com os serviços que compreendem procedimentos básicos de assistência odontológica, como restauração, emergência, limpeza, curativo, selante e extrações, além de ações educativas e preventivas.

Atualmente, Gurupi conta com 15 UBS’s, mais os postos de saúde do Trevo da Praia e da comunidade do Vale Verde, que estão ligadas à UBS Sol Nascente. O atendimento ao público acontece todos de segunda à sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h.

Especialidades Odontológicas

Para os atendimentos no CEO o usuário deve, primeiro, passar pelo atendimento básico na UBS e, se for o caso para procedimentos mais complexos, será encaminhado ao CEO.

A unidade disponibiliza à população as especialidades de Odontopediatria, Endodontia, Periodontia, Cirurgias, e atendimentos aos portadores de necessidades especiais (PNE).

Em Gurupi, o CEO Ordália Vendramini Campos é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O telefone para agendamento e mais informações é o (63) 3312-6812.