IPASGU|

Por: Heliana Oliveira – Secom

2021 foi um ano de muitos desafios e conquistas para o Instituto de Assistência dos Servidores de Gurupi (Ipasgu). Um deles foi lidar com a estrutura do novo prédio que foi entregue em 2020, mas com muitos problemas. O primeiro ato da gestão foi notificar a construtora para as devidas correções, para depois ser possível a mudança da equipe para o local.

Mas além de problemas estruturais, o órgão de assistência aos servidores tinha uma série de desafios a serem enfrentados como a falta especialidades médicas em diversas áreas de atendimento; prestadores insatisfeitos com as tabelas de honorários sem reajustes por longos períodos; defasagem de arrecadação para o equilíbrio financeiro do instituto; recorrentes ações judiciais por ausência na cobertura de procedimentos; ações judiciais de devolução de 13º salário cobrados de forma indevida nos anos anteriores.

Com todos estes desafios, a gestão do Ipasgu obteve conquistas para os usuários, como a negociação fechada para atendimentos de consultas ambulatoriais, exames de imagem, internação com o IOP – Instituto Ortopédico de Palmas, unidade hospitalar referência no Estado. Os usuários do Ipasgu terão acesso às especialidades: ortopedia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, cirurgia cabeça e pescoço e clínica médica. Parceria com o laboratório Sabin, a maior rede de diagnóstico do centro – oeste. Gurupi contará com uma moderna instalação deste renomado laboratório na Av. Pará com rua 10.

Para melhor assistência na área de exames de imagem, como ressonâncias amplas, raio-x digital, exames com sedação, tomografias coronárias, foi feita a parceria com o CDT (Centro De Diagnósticos Tocantins), em Palmas.

E já está em negociação a parceria com o Copsaúde, em Porto Nacional, para oferecer atendimento nas áreas de cardiologia, ortopedia, neurologia, neurocirurgia e atendimento clínico.

A gestão do Instituto também pensou em melhorias para os prestadores de serviços e foi negociado os reajustes na tabela hospitalar em 40% por procedimentos e consultas; na tabela de fisioterapeutas em 30%, que estava sem reajuste desde 2010, na Odontológica em 30%, que estava sem aumento desde 2015, na de Psicólogos e Fonoaudiólogos em 25%, que estava sem reajustes desde 2012.

Para facilitar o acesso dos usuários aos serviços do Instituto, foi inaugurado em agosto de 2021, o guichê de atendimento no É Pra Já’ de Gurupi. Entre agosto e dezembro de 2021 foram realizados 2.201 atendimentos. O ponto gerou mais proximidade e ampliação   do horário de atendimento aos usuários do Ipasgu.

Com as melhorias, o Instituto atraiu mais usuários. No início do ano contava com 5.502 usuários e fechou o ano com 7.010, um crescimento de 27,4%. Houve ampliação no número de prestadores de serviços passando de 123 para 152 prestadores.

O fundo de investimento também teve evolução. Passou de R$ 7.430.753,69, em janeiro, para R$ 7.976.112,90, em dezembro. Evolução de R$ 545.359,21

Segundo o presidente do Ipasgu, Zander Luís Guimarães, o Instituto teve crescimento em número de usuários e prestadores de serviço, fruto de sua confiabilidade e ampliação de sua rede de credenciados. Houve redução no número de ações judiciais por falta de cobertura e fim da cobrança de contribuição no 13º salário, compromissos realizados e cumpridos com o servidor municipal. Ele ressalta que o Instituto está focando no crescimento regional.

Mais conquistas

Zander adianta que para 2022 há muitas metas, como credenciamento de convênio de descontos com a Rede Pague Menos, credenciamentos do Hospital Modelo em Paraíso (TO), do Hospital Cop Day Saúde em Porto Nacional – TO, recadastramento de todos os usuários e prestadores, implantação do sistema de identidade digital dos usuários e busca contínua de prestadores para uma rede completa e com opções aos usuários.  E também atualização da lei nº 1370/2000 para ampliação e futuras parcerias do Ipasgu com municípios da região.

Para a prefeita Josi Nunes é imprescindível melhorar e ampliar a rede Ipasgu para oferecer um leque maior de opções de serviços médicos para os servidores e seus dependentes. Ela lembra que a gestão está trabalhando para oferecer uma saúde pública municipal de excelência, mas o servidor que deseja buscar atendimento na rede privada precisa ter assistência ampla e disponível.