Saúde|

Texto e Fotos: Niceia Menegon – Ascom/SEMUS

No último sábado, 12, quem visitou o Shopping Araguaia, além do passeio e das compras, pôde atualizar o cartão de vacina contra Covid-19. Dessa vez, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (SEMUS) preparou um ambiente muito especial para receber as crianças e adolescentes.

Ao todo foram aplicadas 234 doses de vacina contra Covid-19. Destas, 48 doses do imunizante Coronavac foram aplicadas no público infantil, em crianças e adolescentes entre 06 e 17 anos, sem comorbidades.

Segundo o secretário de saúde do município, Vânio Rodrigues, para celebrar a parceria entre Prefeitura de Gurupi e o Shopping Araguaia, que tem dado certo, dessa vez foi oportunizada a vacina para crianças e adolescentes. “Que tal fazer um rolê sanitário no Shopping, se divertir, comprar e se imunizar?”, provoca Vânio, reforçando que o maior objetivo de estar presente no Shopping é elevar os índices de vacinação, tanto para os adultos quanto para as crianças.

Foi o que aconteceu com a Darcileide Silva, que estava frequentando o Shopping Araguaia pela primeira vez e aproveitou para atualizar o cartão de vacina. “Vim conhecer o Shopping, fazer umas comprinhas e aproveitei e vacinei a minha terceira, amém!”, comemorou ela.

Já para o Bernardo Alves Costa, 8 anos, a diversão estava garantida depois da vacina. “Primeiro vou vacinar, depois lanchar. Toda criança precisa se vacinar!”, disse Bernardo, acompanhado dos pais, que depois da vacina aproveitaram para passear no Shopping.

A coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, já estuda estender a vacinação no Shopping para o próximo sábado. “É importante estarmos em locais que a população frequenta aos finais de semana”, reforça Lilamara. “Precisamos alcançar mais o público infantil e os adolescentes, e o Shopping é uma boa alternativa aos sábados”, explica a Coordenadora.

Essa ação contou com a imunização contra a Covid-19 e foram disponibilizados os imunizantes da Pfizer, Coronavac, AstraZeneca e Janssen, tanto para a 1ª, 2ª ou 3ª dose. Já para o público infantil sem comorbidade, será ofertado o imunizante Coronavac, lembrando que o intervalo é de 28 dias entre a primeira e a segunda dose.