Saúde|

Por Niceia Menegon – Ascom SEMUS

Fotos: Lino Vargas – Secom

As famílias que moram no setor Campo Bello, em Gurupi, puderam atualizar o cartão de vacina e o cadastro no Programa Auxílio Brasil. Nesta quinta-feira, 17, o “Dia D” movimentou a UBS do bairro, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) atenderam à comunidade com a vacinação contra Covid-19, para os públicos infantil e adultos.

Foram atendidos 356 beneficiários do Programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, que além da atualização cadastral foi realizada pesagem e medida corporal. Essa atualização cadastral acontece duas vezes ao ano.

Já o público vacinado, totalizou 193 pessoas que receberam a dose da vacina contra a Covid-19, entre crianças, jovens e adultos, 1ª, 2ª e 3ª doses. Somente para o público infantil, na faixa etária dos 5 aos 11 anos, foram aplicadas 66 doses, 54 crianças receberam o imunizante Coronavac e, 12, da Pfizer.

O “Dia D” no setor Campo Bello concentrou atividades da área da saúde e totalizou 549 atendimentos. O secretário municipal de Saúde, Vânio Rodrigues, celebrou esses números e acredita em estratégias cada vez mais atrativas para a população. “Estar próximo da comunidade, atendendo e acolhendo seus anseios nos exige um dinamismo e uma criatividade na oferta dos nossos serviços”, enfatiza Vânio, que defende as estratégias de atuação interna e externa das equipes da saúde.

O “Dia D” foi a oportunidade que a Laureane Pereira da Silva, 30 anos, estava esperando. Mãe de quatro filhos, um bebê recém-nascido e outras crianças de 8, 11 e 16 anos. “Trouxe todos pra vacinar e atualizar o cadastro do Bolsa Família. Com três filhos pequenos é difícil ir pro Centro, então essa vacinação facilitou muito pra mim”, disse Laureane.

Já o Alanei Lopes Rodrigues, 49 anos, que mora em Palmas, mas estava de passagem em Gurupi, aproveitou para tomar a dose de reforço. “Minha esposa pegou Covid e sofreu demais. Um amigo me informou que tinha vacinação aqui e aproveitei para garantir a minha 3ª dose. É muito importante vacinar, todos devem vacinar! Eu não tenho dúvidas que a vacina salva vidas”.

Para a coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira, o balanço da ação no setor Campo Bello foi excelente, principalmente entre o público infantil. “Tivemos boa adesão do público infantil, como a vacinação para esse público iniciou a pouco tempo, estamos empenhados em melhorar os índices de vacinação entre as crianças”, frisou Lilamara.