Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

A única escola rural do município de Gurupi recebeu nesta terça-feira, 22, vários produtos e materiais para o incremento das aulas tornando mais inovadora a metodologia de ensino. Notebooks para o laboratório de informática, material didático-pedagógico, móveis para servidores e alunos, instrumentos musicais para compor a fanfarra escolar, além da iluminação de led da quadra esportiva, entre outros itens, fazem parte do pacote de investimentos na ordem de mais R$ 276.106,00 feito pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal da Educação.

Foi uma série de ações na Escola Rural de Tempo Integral Benevenuto Alves Moreira que fica no Povoado Trevo da Praia, a 77 quilômetros de Gurupi. Algo inédito desde a fundação da unidade escolar em 1969. A mãe da estudante Kaphylla Glenda de 12 anos que faz o 7º ano na instituição, ficou muito animada com a chegada de tanta novidade na área pedagógica da unidade escolar. “Eu tenho certeza que o desempenho da minha filha e dos outros alunos será muito bom, depois que começarem a fazer uso desse novo material. A gente se sente mais tranquila e confiante com o aprendizado deles”, comemora a servidora pública, Rozandes Santos Gomes.

Presente no ato de entrega, o Vice-prefeito, de Gurupi, Gleydson Nato disse que esse é só mais um compromisso da atual gestão. “Quando fomos eleitos foi para cuidar de toda Gurupi sem distinção, e hoje, está aqui a prova, que todos os investimentos que são feitos nas escolas da cidade, também estão sendo feitos na zona rural como exemplo do Povoado Trevo da Praia. Um investimento de cerca de 300 mil reais, onde a Prefeita entendeu que a educação tem que ser de igual para igual, todas as escolas têm que receber o mesmo tratamento”, enfatizou.

Foto: Lino Vargas

O Secretário da Educação de Gurupi, Davi Abrantes disse ter tido conhecimento mais aprofundado sobre as necessidades e deficiências em alguns setores da escola, por isso, a prioridade em levar os benefícios a unidade escolar. “Eu fiquei muito sensibilizado com toda a situação que o diretor me passou, o coordenador, o relato de vários professores acerca da dificuldade que eles têm enfrentado no dia a dia aqui. Isso mexeu muito com meu coração, sabendo que a Educação tem tanto material para contribuir com o ensino. Então, reuni minha equipe, para hoje, atender todos os pedidos que a escola havia solicitado”, relatou o gestor.

Resultados

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, que esteve no Povoado durante o ato de entrega e a inauguração da iluminação da quadra, citou os desafios para o ensino com o período pandêmico, mas, em contrapartida, o anseio de que a Educação municipal seja destaque nacional com indicadores educacionais cada vez mais positivos. “Eu sou professora como a grande maioria sabe, e é uma grande preocupação nossa, poder fazer com que essas crianças tenham um nível de aprendizagem cada dia melhor, independentemente dessa pandemia que nós atravessamos. Nós queremos que Gurupi desponte no Brasil com ótimos resultados nas avaliações. E tudo que for necessário fazer para melhorar nossos índices, nós vamos fazer”, planejou a Prefeita.

Material

Laboratório de informática (15 notebooks no valor de cerca de R$ 100 mil)

Mobiliário escolar (refeitórios, armários e mesas totalizando investimento de cerca de R$ 40 mil)

Livros didáticos (Território da Leitura, Pitanguá, Nossa História, Biblioteca Móvel e Aprova Brasil, recursos na ordem de R$ 130 mil)