Assistência Social|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

A 2ª etapa da entrega de Kits Bebê às gestantes de baixa renda do município de Gurupi foi realizada no Centro de Convenções Mauro Cunha na tarde desta quinta-feira,31. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Proteção a Mulher, um trabalho de ajuda constante à comunidade, idealizado pela prefeita Josi Nunes e o vice-prefeito e Secretário da pasta, Gleysdon Nato.
Todas as grávidas beneficiadas são acompanhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS´S) e Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

Foto: Lino Vargas

“Nós estamos realizando esta 2ª etapa porque mais mamães procuraram os CRAs depois da realização da primeira, mas além da entrega destes kits precisamos frisar também todo o acompanhamento que estas grávidas recebem nas nossas unidades de saúde municipais. E assim, a nossa Secretaria de Assistência Social faz mais este complemento, com este tipo de atividade. E toda esta ajuda é muito importante, porque nós sabemos que existem mamães que infelizmente vivem em situação de vulnerabilidade e acabam sem conseguir fazer o enxoval. Então, mas estas mães vão aos CRAS, se inscrevem e a nossa gestão com todo cuidado, proporciona este kit básico com tudo que ela precisa para o início da vida de seus bebês. O intuito é deixá-las com mais tranquilidade e conforto nesta nova fase da vida”, explicou a prefeita Josi Nunes.

Foto: Lino Vargas

“Hoje nesta 2º etapa estamos atendendo mais uma vez, mais de 100 futuras mamães. São todas as grávidas gurupienses que foram devidamente cadastradas nos CRAS, no do setor Alto da Boa Vista, do Vila Nova, ou no CRAS do setor Malvinas. E nós continuamos cuidando da população gurupiense com o olhar do coração, nós temos pensado de todas as formas nas pessoas, em como trazer qualidade de vida para elas. É uma gestão 100% humanizada e que pensa em primeiro lugar nas pessoas”, frisou o Secretário de Assistência Social e vice-prefeito Gleydson Nato.

Foto: Lino Vargas

O projeto já beneficiou neste mês de março mais de 200 grávidas. Cada kit inclui itens essenciais para os primeiros meses do bebê são: roupinhas, banheira, produtos de higiene pessoal, toalhinha de banho, entre outros itens. O enxoval é um benefício eventual de natalidade, entregue a gestantes inseridas pelo serviço de proteção e atendimento integral à família (PAIF).

Foto: Lino Vargas

A dona de casa, Maria Luana Pinto dos Santos, foi a gestante escolhida para representar todas as beneficiadas. A mulher é cadastrada pelo CRAS do setor Malvinas. Ela que já tem duas filhas, agora está grávida de gêmeos e falou da importância do kit para ela. “Veio dois de uma vez e estou muito feliz, mas isto pesa no orçamento. Graças a Deus a prefeita está nos ajudando, porque hoje as coisas estão muito difíceis e todo mundo está passando por momentos de necessidade, então esta ajuda é ótima”, disse ela.