Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

Alunos do 6º, 7º e 8º anos da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães que fica no Parque das Acácias em Gurupi produziram, com garrafas plásticas recicladas, e lançaram um foguete no campo de futebol da unidade de ensino. A inserção de conhecimentos simples sobre astronomia serviu de inspiração para o campeonato que faz parte de uma atividade extra classe voltada a disciplina de matemática.

Os testes e lançamento dos protótipos pelos alunos foi acompanhado pelo professor da matéria, pelo diretor da escola, José Filho e pelo gestor da Educação Municipal, Davi Abrantes. “Um trabalho fantástico, pois quando o professor sai das quatro paredes da sala de aula, levando essa proposta, fazendo com que o aluno desenvolva suas potencialidades, ele consegue fazer com que esse estudante avance no seu aprendizado. E o que achei mais interessante foi perceber a alegria de ver a finalização do projeto dessas crianças e o entusiasmo delas em colher os resultados”, avaliou Abrantes.

Foto: Débora Ciany – Ascom Semeg

Produção

Foi o primeiro campeonato realizado na escola com o tema, que além da matemática envolveu a engenharia. Para complementar os protótipos, os alunos usaram ainda água e ar comprimido. O trabalho foi desenvolvido com apoio da Universidade de Gurupi (UNIRG). “Usamos para fabricar as bases, as medidas, pois tivemos que medir os canos em material PVC usando uma régua e fita métrica ou até mesmo uma trena. Agora para fabricação do foguete em si, recorremos a um conteúdo mais difícil, já que usamos cálculo de área, cálculo de diâmetro”, detalhou Uilson Pereira, professor de matemática da rede municipal de ensino de Gurupi e responsável pelo campeonato.

O professor, ainda ressalta que para alguns os alunos que são do 6º ano e que ainda não tiveram contato com a disciplina, foi usado um barbante para medir o contorno da garrafa pet. “Assim que se encontraram fizemos um corte no fio de barbante, esticamos e medimos dando certo”, disse. Pereira explicou que dentro do conteúdo propriamente dito o projeto de lançamento de foguete pôde trabalhar ainda o cálculo de distância e as operações matemáticas de adição e subtração.

Foto: Débora Ciany – Ascom Semeg