Assistência Social|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Na manhã desta quinta-feira, 17, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o vice-prefeito Gleydson Nato, entregaram os cheques simbólicos para representantes de seis associações gurupienses que desenvolvem trabalhos sociais, culturais, educacionais e esportivos com crianças e adolescentes. Os repasses financeiros serão destinados para projetos aprovados no chamamento público Nº 001/2021, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Os recursos são provenientes de parte do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas, que destinaram o valor para subsidiar projetos desenvolvidos pelas Organizações da Sociedade Civil que trabalham com crianças e adolescentes no município. Cinco delas receberam, cada uma, o valor de R$ 16.750,00, e uma recebeu o valor de R$ 11.450,00.

As entidades não governamentais contempladas foram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE; Associação Berçário Espírita Maria de Nazaré – ABEMN; Associação dos Amigos do Proerd do 4º BPM; Associação de Futebol Atlética Gurupiense – AFAGU; Associação Esporte Clube Castelo; e Associação Social Bombeiro Militar – ASBM.

A prefeita Josi Nunes ressaltou a importância dos recursos para as associações. “A cada ano as pessoas estão tendo consciência de que podem contribuir com os conselhos municipais e seus fundos, através do seu imposto de renda. É um recurso muito importante pois essas entidades vivem com muitas dificuldades e fazem um trabalho maravilhoso, então é importante essa solidariedade, contribuição e apoio a estas organizações”, destacou.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

O vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher, Gleydson Nato, frisou que a gestão organizou os conselhos municipais para que os mesmos ficassem aptos a receber os recursos.  “Estamos com todos os conselhos funcionando, deixamos todos eles organizados para estarem recebendo recursos que são revestidos para as entidades através dos projetos apresentados. Hoje entregamos repasses financeiros para 6 entidades, todas elas devidamente cadastradas e com projetos protocolados, mas novas entidades já estão protocolando projetos para pleitear repasses numa próxima entrega”, disse.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

A presidente da APAE de Gurupi, Alessandra Pereira, externou sua gratidão pelo recurso recebido. “Vai fazer a diferença no movimento apaeano, onde fizemos um projeto e ele foi apresentado e aprovado pelo CMDCA. E esse valor vai ser o início da cobertura da nossa equoterapia, para atender nossos alunos e a comunidade. Esse projeto já acontece na instituição e assiste atualmente 60 crianças, mas temos mais de 30 pessoas em uma lista de espera. Então essa cobertura é essencial para continuar esse projeto”, comentou.

A presidente da Associação Amigos do Proerd, Capitã Shirley Albino, afirmou que o recurso é muito bem-vindo. “O Proerd também apoia atividades educacionais, esportivas e culturais com o intuito de manter crianças e adolescentes longe das drogas e da violência. Então esse recurso vai subsidiar a parte esportiva, que são as crianças da escolinha de futebol do 4º BPM, que precisam desse apoio para aquisição de equipamentos e materiais para ampliar o projeto e dar mais qualidade no treinamento das crianças para que elas permaneçam engajadas no projeto”, relatou.