Saúde|

Compartilhe:

Por Nicéia Menegon – Ascom SEMUS

Uma parceria com o HCor permitirá que, a partir de agora, os pacientes atendidos na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h que necessitarem do exame de ECG/eletrocardiograma, recebam o diagnóstico em até 10 minutos. Mais um serviço que pretende aprimorar o atendimento aos pacientes com doenças cardíacas.

Foto: SEMUS

É mais uma ferramenta que estará disponível aos beneficiários SUS, a iniciativa faz parte do projeto “Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares”, realizado pelo Ministério da Saúde por meio do PROADI-SUS em parceria com o Hospital do Coração – (HCor) e o CONASS.

A Unidade de Pronto Atendimento Drª Márcia Mucky UPA 24h, foi contemplada com o Projeto e a Secretaria Municipal da Saúde – SEMUS implementou o serviço para realizar a tele-eletrocardiografia, com laudo feito por especialista da área cardiológica do Hospital do Coração – HCor.

Foto: SEMUS

O exame de eletrocardiograma já era realizado na UPA 24h, porém sem laudo. Se o paciente precisasse do laudo, teria que procurar um especialista. Agora, com o serviço de tele-eletrocardiograma implementado, o paciente faz o exame, as informações são encaminhadas para uma equipe da Telemedicina, via internet, que recebe, interpreta, emite e assina o laudo.

Segundo o secretário municipal de saúde, Vânio Rodrigues, é um grande avanço para a rede pública de saúde do município. Estamos utilizando tecnologia de vanguarda, proporcionando agilidade e mais qualidade no atendimento ao paciente. “Na verdade, o sistema funciona de forma muito simples, quando o médico está atendendo a um paciente e suspeita de cardiopatia, faz a tomada do exame e transmite o sinal ao Centro de Telemedicina via internet. O exame será avaliado por um médico especialista, o qual posteriormente enviará o resultado, no máximo em 10 minutos” explica Vânio. “Nosso intuito é aprimorar o atendimento aos pacientes com problemas cardiovasculares que chegam em situação de urgência e emergência à UPA” finaliza Vânio.

Agilidade

O Projeto consiste na implantação de uma central equipada na UPA que permite a transmissão remota do resultado dos eletrocardiogramas para um grupo de especialistas, que analisará de imediato o quadro clínico do paciente. Com um baixo custo operacional, o acesso aos exames laudados é feito pela internet e pode ser realizado de qualquer computador, através de sistema próprio. A disponibilidade do serviço é de 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Foto: SEMUS

Para a diretora da UPA24h, Mônica Machado da Silva, é uma parceria que vai melhorar muito o atendimento da área cardiológica, na UPA 24h, o serviço está funcionando desde o último dia 10, o equipamento é móvel e funciona via bluetooth com o computador que opera o sistema de comunicação. “Fomos devidamente treinados pelo Projeto, via vídeo conferência pela empresa IMTS, onde participaram os enfermeiros e a coordenação da enfermagem, para operacionalizar o serviço” explica Mônica. “É mais benefícios para o paciente que com o laudo do cardiologista evita o deslocamento e o gasto com o especialista” complementa Mônica.

Além dos laudos dos exames de eletrocardiograma rotineiros, os que são diagnosticados com casos de infarto agudo do miocárdio e arritmias complexas, o Sistema de tele-eletrocardiograma também oferta uma segunda opinião médica e a avaliação de desfecho clínico após 48 horas do exame.

Boas práticas

O projeto “Boas práticas na atenção à cardiologia e urgências cardiovasculares” desenvolve o Programa de Tele-eletrocardiografia, com a rede de Suporte Remoto oferecida às ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e às Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) em diversos municípios brasileiros. Em Gurupi, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h foi contemplada.

Foto: SEMUS

O objetivo é utilizar a tecnologia para a melhoria da qualidade assistencial e garantia de um acolhimento de excelência em cardiologia, proporcionando mais eficácia no tratamento aos pacientes com doenças cardíacas e auxiliando na redução da taxa de mortalidade no atendimento ao infarto agudo do miocárdio.

 

Comments are closed.

Close Search Window