Saúde|

Por Niceia Menegon – Ascom SEMUS

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, realiza nesta sexta-feira, 18, a partir das 15h, uma grande caminhada de conscientização pela ampla vacinação contra a Covid-19 no município.

A caminhada marca o início das atividades da campanha #VacinaAmiga, lançada no último dia 09, e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Rede Colaborativa e dos profissionais da saúde de Gurupi. A concentração será a partir das 15h, em frente à sede da Secretaria de Saúde, na Av. Pernambuco, entre as ruas 01 e 11. A saída está prevista para acontecer às 16h e o encerramento tem previsão para às 18h, no Mutuca.

O secretário municipal de saúde, Vânio Rodrigues, pretende fazer essa mobilização para incentivar a vacinação e a conscientização da importância de vacinar. Principalmente de quem ainda não se vacinou, ou não completou o ciclo vacinal. “Não podemos baixar a guarda para a Covid-19, precisamos melhorar nossos índices vacinais e evitar retrocessos no contágio. Queremos que a Capital da Amizade demonstre o quanto é amiga da vacina!” reitera Vânio.

Para a coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira, a caminhada simboliza um ato de união e força, num momento em que as pessoas demonstram estar cansadas das restrições, mas deixam de completar o ciclo vacinal. “Percebo muitas pessoas falando sobre retirar a obrigatoriedade da máscara, mas depende muito da vacina! Se a população não estiver com o esquema vacinal completo, fica complicado” alerta Lilamara.

Todos juntos e protegidos

Além dos profissionais da saúde e servidores públicos, a comunidade também está convidada a participar dessa grande caminhada. A SEMUS reitera a todos que as medidas de proteção deverão ser seguidas, como o uso de máscaras e de álcool em gel, bem como evitar o contato direto entre as pessoas.