Saúde|

Por Niceia Menegon – Ascom Semeg

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (SEMUS) iniciou a realização de cirurgias de catarata, atendendo a demanda da região Sudeste e da Ilha do Bananal. Serão beneficiados pacientes de 33 municípios. Em fevereiro, na primeira etapa de cirurgias já foram realizados 117 procedimentos, o cronograma da segunda etapa segue nesta sexta-feira, 11, e sábado, 12, com a previsão de realizar 100 cirurgias.

Na última reunião de secretários municipais de saúde, 09 de fevereiro de 2022, foram definidos os prazos de agendamento e previsão de cronograma de execução das cirurgias. Ficou acordado que cada gestor municipal da saúde, encaminhariam suas necessidades para a Central de Regulação da SEMUS, para análise e avaliação e, posteriormente, serem executados os procedimentos.

Segundo o secretário municipal de saúde, Vânio Rodrigues, o projeto Catarata Zero pretende realizar aproximadamente 1300 procedimentos oftalmológicos. “Há uma demanda reprimida, há pacientes que aguardam a cirurgia por mais de 3 anos, agora poderão fazer porque o objetivo é zerar a fila” enfatiza Vânio.

As cirurgias são gratuitas e fazem parte do Projeto Tocantins Catarata Zero de autoria da senadora Kátia Abreu, com recursos de emenda parlamentar. As cirurgias estão sendo realizadas em clínica oftalmológica credenciada.

Quem pode ser beneficiado

Todos os pacientes de qualquer idade, com diagnóstico positivo para catarata, com indicação médica oftalmológica.

Para ser beneficiado, o paciente precisa ser atendido na rede pública de saúde. Por meio de um primeiro atendimento na UBS, diagnóstico com médico oftalmológico, realizar os exames laboratoriais necessários e, posteriormente, fazer a cirurgia.