Educação|

Por Débora Ciany – Ascom/SEMEG

Foto: Divulgação SEMEG

Profissionais de Educação Física que trabalham em escolas da rede municipal de ensino de Gurupi passaram por um treinamento realizado pelo 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Gurupi sobre atendimento hospitalar direcionado ao ambiente escolar. Ao todo 23 servidores receberam as instruções de primeiros socorros para estarem aptos a procederem em casos de acidentes com alunos.

O treinamento teórico e prático teve carga horária de 8 horas e certificado emitido pelo Corpo de Bombeiros. “Não é um curso ou palestra, é um treinamento prático que para mim é um dos mais importantes porque são os que tem objetividade, porque são aqueles que serão direcionados para o que realmente tem que ser feito. Pedimos ao nosso instrutor da corporação que fosse bem objetivo nas partes práticas que são de interesse desses profissionais”, explicou o Major Wellington Moura, Comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Gurupi.

Ainda segundo Moura, o treinamento tem por objetivo atender uma orientação da legislação batizada de Lei Lucas que foi criada após um acidente ocorrido com uma criança em ambiente escolar e que não teve como ser socorrida porque os professores não tinham conhecimento básico pré-hospitalar para agir na situação. “Às vezes uma manobra simples, uma coisa simples pode salvar uma vida, e muitas vezes uma pessoa pode acabar perdendo a vida por falta de Educação, por falta do devido conhecimento por quem pode socorre-la”, reforçou o Major.

Foto: Divulgação SEMEG

Necessidade

O Secretário da Educação de Gurupi, Davi Abrantes esteve presente na abertura do evento, agradeceu a oportunidade e parceria com o Corpo de Bombeiros e reforçou que o treinamento, além de ser uma necessidade latente entre os profissionais da educação física, também era um pedido feito via requerimento pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi, Rodrigo Maciel (PSL) e pelo parlamentar Cesar da Farmácia (DEM).

“Já estava no cronograma da Secretaria da Educação de Gurupi esse treinamento e agradecemos o empenho e receptividade do Corpo de Bombeiros em estar nos recebendo. Eu acredito que esses professores treinados irão contribuir muito em nossas escolas. Enquanto fui coordenador pedagógico me preocupei muito com os acidentes, porque de uma forma ou de outra, infelizmente, eles acabam ocorrendo dentro das unidades escolares”, revelou Abrantes.