Educação|

Por Débora Ciany – Ascom SEMEG

Durante toda esta sexta-feira, 11, professores da educação infantil da rede municipal de ensino de Gurupi que dão aulas em creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) participam de uma oficina de musicalização realizada no Centro de Convenções Mauro Cunha. Com conteúdo teórico, e principalmente prático, os profissionais de sala de aula estão sendo instruídos para incrementar o processo de alfabetização dos alunos com o recurso da sonoridade e do ritmo.

Foto: SEMEG

A oficina que contempla a musicalização infantil está sendo ofertada pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEG) e ministrada pela professora de música, Ana Lúcia Garcia. “Com essa oficina temos o objetivo de trabalhar propostas de acordo com a BNCC, ajudando, auxiliando os professores, a utilizar a música dentro de sala de aula, fazer com que o aluno possa vivenciar a música realmente, que seja atividade e vivências significativas que ele possa aprender a partir da música, e que esta não seja utilizada simplesmente como recreação, sim algo pedagógico que vá contribuir na construção da sua base”, explicou.

Ao todo 291 professores serão capacitados durante a oficina. Nas aulas a música é inserida como instrumento pedagógico para que a criança trabalhe o corpo, o ritmo, a coordenação motora, entre os campos de experiência. As oficinas de musicalização foram previstas num projeto apresentado em 2021 à Prefeitura de Gurupi por uma escola de música da cidade beneficiada com auxílio cultural da lei Aldir Blanc.

Público

A oficina é voltada a professores da educação infantil que ministram aulas tanto em CEMEIs quanto em creches, mas a inscrição foi liberada também para professores voluntários que atuam em ONGs. “Nada mais justo do que poder levar para essas crianças independentemente que este professor atue em uma escola ou em um Centro Comunitário, o importante é que ele possa levar essa visão, que não é receitinha de bolo para ser copiada é uma oportunidade de abertura de horizontes para esses educadores”, disse Ana Lúcia Rangel.

Durante a oficina professores aprendem novos jogos musicais, percussão corporal e atividades rítmicas utilizando a voz, o corpo e materiais simples como elementos fundamentais na criação, execução e apreciação musical.