Educação|

Por Débora Ciany – Ascom/SEMEG

Foto: Débora Ciany

Uma audiência pública foi realizada pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG) para abertura dos envelopes com projetos de venda elaborados pelo fornecedor de produtos alimentícios cultivados pela agricultura familiar de Gurupi e região a serem destinados à merenda escolar. Ao todo foram apresentados 43 projetos, e após o julgamento das propostas de vendas a maioria optou por divisão, por igualdade dentro do grupo de seleção.

Segundo a nutricionista da Coordenação de Alimentação Escolar da SEMEG, Girlania Santana, a divisão se deu por igualdade ou por capacidade de entrega pelos fornecedores e em cima do quantitativo necessário para abastecimento. “Fizemos a seleção desses projetos dentro do quantitativo necessário pela Secretaria e diante da audiência, na presença de todos, havendo empates, o qual se enquadra dentro do grupo de critérios, existe a possibilidade de realização de sorteio ou divisão. No caso dessa audiência pública, a maioria optou por divisão, por igualdade dentro do grupo de seleção”, explicou.

Para participar da seleção de fornecedores, agricultores de Gurupi e região precisavam providenciar a documentação necessária, apresentar alvarás sanitários e comprovar capacidade de fornecer os produtos levando em consideração a sazonalidade da safra.

Foto: Débora Ciany

Presenças

Na audiência realizada no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Souza participou Valéria Maria Melo, representando o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). “O Ruraltins é um órgão que tem um papel importantíssimo na promoção do desenvolvimento da Agricultura Familiar, desde o mais simples emissor da DAP como promotor em facilitar o acesso ao crédito e assistência técnica dentro das diferentes atividades produtivas. Lembramos sempre que a Declaração Anual de Aptidão (DAP) do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) é um documento em que o produtor rural pode acessar as diferentes políticas públicas, e que serve para identificar quem é agricultor familiar”, disse.

Já o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, falou sobre o empenho que vem sendo feito pelo município de Gurupi para ampliar a capacidade de aquisição dos produtos cultivados pela agricultura familiar da região. “Estamos aqui neste evento em nome da Prefeita, Josi Nunes e para fortalecer essa parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, a SEMEG e os produtores da agricultura familiar. Percebemos que cada vez mais ela vai se consolidando, e vamos cada vez mais nos fortalecendo nessa posição de fornecedores de produtos do campo para merenda escolar, que foi uma bandeira que levantamos desde o primeiro dia de administração de Josi Nunes, e nosso trabalho é incansável no sentido de ampliar cada vez mais esse espaço podendo fornecer não apenas os 30% conforme a lei determina, mas chegar a um ponto em que possamos comprar bem mais que esse percentual”, pontuou.

O gestor da Educação Municipal, Davi Abrantes reforçou a importância da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação, a de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente o Ruraltins e a Agricultura Familiar nesse processo de aquisição dos produtos para merenda escolar do município. “Esse cuidado que temos com o produtor da agricultura familiar é fantástico, somos todos parceiros e valorizamos o trabalho sempre pensando no bem estar e na promoção individual de cada um que tem esse trabalho tão honrado com a terra”, avaliou o Secretário.  Os produtos fornecidos serão destinados a atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).