Administração, Saúde|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, realizou uma visita técnica as instalações do Hospital de Amor, em Palmas, nesta terça-feira, 15. Ela foi recebida pelo Presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, idealizador do hospital e pelo Diretor-Geral da Reabilitação do HA Nacional, Daniel Grossi. Acompanhada pelo titular da pasta da saúde de Gurupi, Vânio Rodrigues, e de outros auxiliares, ela discutiu tratativas do Termo de Cooperação entre o município e a entidade e também conheceu toda estrutura.

Foto: Lino Vargas

“Esta é mais uma parceria importantíssima para Gurupi. A unidade de Palmas está linda. Na época de Deputada Federal, conheci o trabalho do senhor Henrique Prata, em Brasília, e colocamos até emendas para colaborar com este serviço na área de combate ao câncer. Uma ação maravilhosa que agora o Tocantins também tem. E nós queremos aproveitar todo este conhecimento e expertise que o grupo do Hospital de Amor para poder gerenciar o nosso Centro Especializado em Reabilitação Monsenhor Geraldo Torres. Esse centro vai tratar de pessoas com deficiência física e intelectual, com proposta ainda de ampliação para chegar a atender também outras deficiências. A criação do CER era proposta do Governo Federal na época do Ministro Marcelo Castro, no qual com muita conversa e mediação consegui a aprovação de uma unidade para Gurupi. É mais um serviço nesta área para nossa comunidade, o que é fundamental”, explicou a prefeita.

Foto: Lino Vargas

Todo processo legal já está sendo realizado para que a equipe do Hospital de Amor gerencie o centro em Gurupi. A visita foi a terceira reunião da equipe da Secretaria Municipal da Saúde com a equipe de gerencia do HA em menos de 10 dias. “Estamos muito interessados em trazer esta experiência do cuidado com os pacientes do HA, para Gurupi. Queremos prestar um serviço a altura da necessidade da nossa população, envolvendo especificamente o Centro Especializado em Reabilitação voltado para política Nacional da Pessoa com Deficiência. Então, o nosso cronograma é que nós assinemos este convênio do HA com a prefeitura de Gurupi para operacionalização do CER o mais breve possível. Estamos muito satisfeitos com todo processo”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde de Gurupi, Vânio Rodrigues.

Fotos: Lino Vargas

O Hospital está em fase de finalização em Palmas, que é a 16ª unidade de tratamento no país. “A gente fica muito feliz com isso, inclusive por poder implantar esta parte da reabilitação também em Gurupi que é uma cidade polo no Tocantins. Estamos evoluindo bastante nas tratativas e agilizando todo o processo burocrático. E acredito que logo poderemos fazer a gestão deste CER2 em Gurupi e até torná-lo ainda mais completo e complexo chegando a nível 3. Estamos muito contentes com o apoio da prefeita Josi e de toda comunidade”, disse Daniel Grossi, Diretor-Geral da Reabilitação do Hospital de Amor Nacional.

O HA de Palmas conta com uma estrutura de 76.240 m², sendo que 54.240 foram doados pelo Governo do Estado. A unidade já está 27% pronta e atendendo cerca de 130 pessoas por dia para exames de prevenção como mamografia e papa Nicolau. Para o idealizador de todo projeto no Brasil, Henrique Prata, o mais importante é seguir salvando vidas. “Essa parceria com Gurupi me traz mais uma satisfação dentro de tudo que estamos realizando no Tocantins. Tudo isso, porque nossa principal missão é salvar vidas. Nunca esperamos lucros em nada, porque o cuidado com as pessoas é o que nos motiva e assim seguiremos”, ressaltou ele.