Saúde|

Por  Niceia Menegon -Ascom/SEMUS

Ao longo de 2021, o Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, órgão diretamente ligado à Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, mapeou 18.303 procedimentos realizados em 2021. A previsão para 2022 é dobrar as atividades realizadas, com a implementação de atividades educativas e novos projetos de prevenção e vigilância no controle de zoonoses do Município.

A avaliação do secretário municipal de saúde, Vânio Rodrigues, em relação à atuação do CCZ no município, é positiva. No entanto, a meta para este ano é dobrar as atividades preventivas e de combate direto às zoonoses, pois os serviços refletem diretamente na qualidade de vida da população. “As ações e os serviços de saúde voltados para a vigilância, prevenção e controle de zoonoses são de extrema relevância para a saúde pública. Este ano pretendemos ampliar as atividades educativas, implementar mais projetos de prevenção e controle de doenças animais” pontua Vânio, enfatizando que a atuação do CCZ é essencial na promoção de ações com influência direta sobre as zoonoses de forma a prevenir a ocorrência e reduzir o número de casos em Gurupi.

Diversas atividades foram desenvolvidas ao longo do ano de 2021 e, as ações deste ano já foram iniciadas, como os mutirões de testes rápidos de calazar e castração. Segundo a veterinária e coordenadora do CCZ em Gurupi, Fluviana Freitas, o objetivo é monitorar e manter a harmonia e o equilíbrio na relação entre a população humana, os animais domésticos e o meio ambiente. “Estamos vigilantes e atentos às incidências e na prevenção de doenças, trabalhamos para minimizar os riscos à saúde humana e animal” pontua Fluviana.

Conforme levantamento do CCZ, em 2021, foram aplicadas 11.618 doses de vacina antirrábica em cães e gatos. Já para o diagnóstico da Leishmaniose Visceral ou Calazar, foram coletadas 2.187 amostras de sangue animal, para realização dos testes rápidos. Destes 1.400 foram positivos para calazar.

Para Fluviana, os casos positivos de calazar é uma grande preocupação e já prevê atividades educativas e de prevenção à doença para este ano. “A leishmaniose visceral, popularmente conhecida como calazar, é uma doença que requer mais atenção em Gurupi, principalmente porque, se não tratada, o animal pode evoluir a óbito em mais de 90% dos casos. Este ano, estão previstas atividades mais intensas na prevenção e conscientização da população” enfatiza Fluviana.

Foto: Arquivo Secom

Só este ano, nos meses de janeiro e fevereiro, foram realizados três mutirões do CCZ, totalizando 42 cirurgias de castração e 75 coletas de amostra de sangue, para testes rápidos de calazar. Dos 75 testes, 27 deram positivo para calazar.

Quando não tem mais jeito

Outro serviço realizado pelo CCZ é a eutanásia de cachorro, um procedimento extremo, realizado em animais com doenças terminais ou incuráveis, sendo de responsabilidade do proprietário, conforme legislação, que visa aliviar a dor e o sofrimento do animal quando não existe outra alternativa. Em 2021, foram realizadas 1.623 eutanásias em cães, em Gurupi.

Para Fluviana, esse número é muito elevado e demonstra o quanto a população ainda precisa intensificar os cuidados com a saúde dos cães. “Além do calazar que pode ocasionar a eutanásia, doenças como a cinomose, a parvovirose e outras, poderiam ser evitadas com vacinação e acompanhamento periódico ao veterinário, a maioria é infecciosa e tem cura se diagnosticada em tempo”, Fluviana faz um apelo para a comunidade: “cuidar da saúde dos animais é estar comprometido com a vida a vida deles”.

A indicação e a realização da eutanásia canina é feita por um médico veterinário, não causa dor e sofrimento para o animal, mas a escolha é sempre do tutor(a) e da família. Ocorrem somente quando indicado em animais portadores de relevância negativa para a saúde pública, conforme os programas oficiais do Ministério da Saúde.

Castração

Um dos principais serviços realizados pelo CCZ é a castração de cães e gatos. Em 2021, o CCZ realizou de um total de 1.109 procedimentos cirúrgicos, uma estimativa de quase 100 castrações mensais.

Foto: Arquivo Secom

Os tutores interessados em castrar seu bichinho de estimação, podem agendar a cirurgia por telefone 3315-0098 ou pessoalmente na sede do CCZ, av. Dueré, Setor Pedroso, em Gurupi. O procedimento cirúrgico de cães e gatos é gratuito e realizado por médico veterinário.

A equipe do CCZ conta ainda com a unidade móvel de castração de cães e gatos, o Castramóvel. Com ele, é possível realizar um trabalho descentralizado, atendendo nos bairros e setores, facilitando o acesso ao serviço de castração.

Saiba mais sobre o CCZ

Em Gurupi, o Centro de Controle de Zoonoses – CCZ é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), por meio do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas, entre outros).

Entre os serviços do Centro de Controle de Zoonoses estão:

– Teste rápido de Leishmaniose visceral canina ou calazar canino;

– Castração eletiva de cães e gatos;

– Fiscalização referente a criação de animais proibidos na zona urbana (bovinos, caprinos, equinos, ovinos, suínos, aves e outros), através de denúncias;

– Monitoramento de animais peçonhentos que podem causar acidente e risco de morte;

– Recolhimento de animais de vias públicas e residências em estado crítico não tendo mais tratamento;

– Vacinação contra raiva através de campanhas determinadas pelo Estado;

– Procedimento de eutanásia em animais em estado crítico que não tem mais tratamento;

– Atividades educativas e de promoção em saúde.