Educação|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

Nesta terça-feira, 29, aconteceu no auditório do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Gurupi (Ipasgu), a primeira capacitação para operadores escolares do Sistema Presença do Programa Auxílio Brasil. O Sistema Presença é onde fica registrado a frequência escolar dos alunos beneficiários do Programa Auxílio Brasil.

Foto: Pedro Gomes

Houve palestras explicativas com a gestora do Cadastro Único, Daiane Carneiro; o Secretário Municipal de Educação Davi Abrantes; e com os gestores, orientadores, secretários das escolas estaduais e municipais de Gurupi.

Foto: Pedro Gomes

Durante a capacitação foi apresentado o manuseio e detalhes sobre o Sistema Presença, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O objetivo foi mostrar como é feito o monitoramento e acompanhamento da frequência escolar dos alunos com o benefício do Auxílio Brasil.

“Estamos atendendo toda rede municipal, estadual, particular e federal e nossa missão foi capacitar os operadores escolares para a inserção das informações no Sistema do Presença Escolar e também informar sobre a questão do Programa Auxílio Brasil que veio substituir o programa Bolsa Família”, frisou Vanuzia Rocha da Silva Rodrigues, Coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação e Coordenadora Municipal do Programa Auxílio Brasil.

Foto: Pedro Gomes

“É muito importante que todos os envolvidos estejam atentos a cada detalhe que envolve estes programas, pois eles são de extrema relevância para alguns alunos da rede. Sem falar que ele contribui para que os estudantes permaneçam na escola. É uma ajuda muito importante para eles”, explicou o Davi Abrantes, Secretário Municipal de Educação de Gurupi.