Meio Ambiente|

Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Foto: Lino Vargas

A água é o bem mais precioso do planeta, a fonte principal de vida, mas não é um bem infinito e por isso é preciso preservar. Nesta terça-feira, 22, comemora-se o Dia Mundial da Água, data para reflexão sobre a importância de cuidar e preservar para que não acabe.

Nesta data, a Diretoria Municipal de Meio Ambiente está realizando atividades de conscientização, inclusive, voltadas às crianças para o incentivo à preservação. Foi realizada, em parceria com o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Raimunda Regino de Lima, uma palestra para os pequenos sobre o uso consciente da água.

A palestra lúdica ministrada por Mauricia Cabral, levou aos alunos informações sobre como a água pode ser utilizada, como por exemplo, tomar banho, escovar os dentes, preparar as refeições. Foi destacado que todas as crianças e adultos não podem desperdiçar.

Os pequenos estudantes também levaram orientação aos coleguinhas com uma apresentação em dança em que cada criança levava uma mensagem no peito como: ‘feche a torneira’, ‘não desperdice nenhuma gota’, ‘use a água com consciência’, ‘diga não ao desperdício’, entre outra frases.

Foto: Lino Vargas

A diretora do CEMEI, Aurea Maria Teixeira, destaca que o centro educacional tem a preocupação em ensinar a criança que a água é vida e é importante cuidar para que no futuro não falte. “Mesmo elas sendo tão pequenas é importante ensiná-las sobre a preservação e a informação de forma lúdica é assimilada por elas. Se não ensinarmos desde pequenas, quando maiores não vão saber fazer o uso consciente”, destaca.

Foto: Lino Vargas

A palestrante Mauricia pontuou que muitas vezes as pessoas pensam que as crianças não conseguem entender o que é repassado, mas assimilam bem e são multiplicadoras da informação. “Queremos ensinar que a água é uma fonte natural, recurso renovável e o bem mais precioso que temos e por isso precisamos cuidar para sempre termos”, argumentou.

Para o diretor de Meio Ambiente de Gurupi, Diego Rocha, o trabalho realizado traz um impacto muito grande na vida das crianças, dos pais e dos educadores. Destaca que além das demais competências que a Diretoria tem como o caso de fiscalização, tem o foco na orientação e educação ambiental. “Esse contato, momento lúdico com as crianças é importante porque conseguimos levar a educação ambiental de forma muito acessível e promove a consciência ambiental e, vai evitar que no futuro, tenhamos uma recorrência de problemas que temos hoje”, pontua.