Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

A atual vice-campeã regional do Jogos Estudantis do Tocantins (JET’s), conquistou nesta edição municipal dos jogos a classificação para a próxima fase da competição, que vai ser realizada em Palmas. A Escola Municipal de Tempo Integral Benevenuto Alves Moreira, que fica no Povoado Trevo da Praia, zona rural de Gurupi, confirmou o favoritismo no futsal com vitórias das equipes no feminino e no masculino.  A unidade escolar da rede municipal de Gurupi foi classificada em duas categorias sendo no feminino 12 e 14 e no masculino 15 e 17.

Outras três escolas da rede municipal de Educação disputam nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 e 17 anos também nas modalidades de futsal, voleibol, handebol e vôlei de praia. “Esse é um momento muito importante para esses alunos, pois fizemos de tudo para que nossa escola fosse representada nesses jogos e trouxesse o nome da nossa comunidade do Trevo da Praia”, disse Erivaldo Lima, coordenador pedagógico na escola rural.

Equipe feminina da Escola Municipal de Tempo Integral Benevenuto Foto: Divulgação Semeg

Desde 2019 que a escola vem conquistando a fase municipal do JET’s. “A equipe feminina 12 e 14 anos do Benevenuto foi muito superior às demais conquistando assim, a vaga para fase regional e sendo campeã na fase municipal. Essa estabilidade de treino que elas têm lá na escola favoreceu para que se sobressaíssem na parte física, o que resultou no saldo positivo e garantiu o título e a vaga para fase regional, o que nos deixa muito felizes e esperamos que elas vençam na próxima fase e cheguem a estadual”, comemorou Mônia Praxedes, Supervisora de Educação Física da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG).

Equipe masculina da Escola Municipal de Tempo Integral Benevenuto Foto: Divulgação Semeg

Os jogos desta primeira fase, que é classificatória para regional, estão sendo disputados no Ginásio de Esportes Idanizete de Paula, que fica na Avenida Rio Grande do Sul esquina com a Rua 09, centro de Gurupi. As finais da fase municipal serão realizadas na próxima sexta-feira, 29.

Em Gurupi os jogos envolvem mais de 400 alunos atletas que se enfrentam em 75 partidas. Essa é a maior competição escolar do Estado da qual participam estudantes de unidades escolares da rede pública e particular do Tocantins. A competição é dividida em etapas municipais, regionais e estadual.

Regional

Ao todo 14 etapas regionais serão realizadas até 11 de junho. Os vencedores das regionais classificam-se para a etapa estadual em Palmas, com datas diferentes para cada categoria. Entre os dias 21 e 26 de junho ocorrerá a disputa de 15 a 17 anos. Já a final estadual da categoria 12 a 14 anos está programada para ocorrer de 3 a 8 de outubro. Os vencedores garantem vaga na etapa nacional dos Jogos da Juventude marcados para setembro, em Aracaju (SE).