Saúde|

Por Níceia Menegon – Ascom Semus

Nesta quinta-feira, 28, a partir das 8h, o setor Alto da Boa Vista recebe o mutirão de limpeza e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A ação é realizada pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Saúde (SEMUS) e da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), com o objetivo de intensificar as ações de combate aos criadouros do mosquito.

Uma grande força tarefa entre as secretarias municipais da Saúde e Infraestrutura, as equipes de Agentes de Combate às Endemias e os profissionais da UBS Parque das Acácias, irá percorrer as ruas e residências do Setor Alto da Boa Vista.

Segundo a enfermeira Eva Dayane Araújo Damasceno Queiroz, que atua na UBS Parque das Acácias, a equipe de Agentes de Saúde identificou que a maioria dos casos positivos de dengue no bairro era de moradores que conservavam os seus quintais limpos, sem foco. Daí a ideia de sensibilizar os demais moradores para limpar seus lotes.

“O trabalho de conscientização é constante porque nos preocupamos com a comunidade como um todo. Desde segunda, estamos distribuindo sacos de lixo e amanhã estaremos indo até as residências. É parte do nosso trabalho de conscientização e a união de forças é fundamental, juntos podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas”, reforça a enfermeira Eva Dayane.

O secretário municipal de saúde, Sinvaldo dos Santos Moraes, avalia como fundamental ações como essa. “O mutirão de limpeza e conscientização torna as ações de combate ao Aedes aegypti mais efetivas. É necessário eliminar a água parada”, frisa.

Como vai funcionar o Mutirão?

A coordenadora da área de endemias, Cristiane Silva Neves, ressalta que é indispensável a participação dos moradores para que o mutirão tenha um bom resultado na luta contra o mosquito Aedes aegypti. “Passaremos de casa em casa, de porta em porta e contamos com a colaboração dos moradores do setor Alto da Boa Vista para receber os agentes de endemias e vistoriar seus imóveis. Caso o morador não esteja em casa no momento, é importante que disponibilize o material que será descartado para fora da casa no dia anterior”, explica Cristiane.

Durante a ação, os caminhões de coleta de lixo irão acompanhar a equipe do mutirão recolhendo objetos que acumulam água, como garrafas, vasos sanitários, bacias, tambor, pneus, vasilhas, entre outros. Vale ressaltar, que entulhos, eletrodomésticos, poda de árvore e móveis velhos, não encaixam nas categorias de recolhimento.

“Uma equipe de coleta irá integrar o trabalho de limpeza dos Agentes de Combate às Endemias, recolhendo todos os objetos que possam acumular água parada nos quintais ou lotes baldios. Assim, vamos colaborar efetivamente para a diminuição de ambientes propícios à proliferação do mosquito”, destaca Elvan Leão, secretário municipal de infraestrutura.