Educação|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

Nesta sexta-feira,01, houve a primeira Formação Continuada para Professores da Educação Infantil idealizada pela Secretaria Municipal de Educação de Gurupi (SEMEG). Uma das palestras aconteceu no auditório da Escola Municipal Antônio Lino de Souza, onde o evento foi direcionado para educadores do Pré II e intitulado como “Práticas de sala de aula da Educação Infantil”, palestra ministrada pela coordenadora da Educação Infantil da rede, Débora Xavier. No final da oficina ela sorteou para as professoras o material que usou para ministrar os ensinamentos. O Secretário Municipal de Educação Davi Abrantes também participou da formação, que, inclusive está sendo realizada em todas as escolas que ofertam Educação Infantil, creches e CEMEIs. Os locais estão fazendo palestras, oficinas e rodas de conversa para seus professores em seus próprios espaços, nos turnos matutinos e vespertinos.

Foto: SEMEG

“Este é um plano de formação continuada titulado como Dia “D” da Educação Infantil para os profissionais que atuam nas turmas do Berçário ao Pré II, da rede municipal de Educação de Gurupi. Ao todo serão contempladas 18 unidades escolares uma vez ao mês com temas que abordam as dificuldades encontradas no decorrer do ano letivo. Voltado para as práticas de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Aprimorando as rotinas e práticas do dia a dia, contemplando as habilidades e objetos do DCT (Documento Curricular do Tocantins)”, explicou a coordenadora Débora Xavier.

Foto: SEMEG

Neste primeiro momento o objetivo é trabalhar temas relacionados aos desafios do retorno das aulas presenciais, depois de quase dois anos de aulas remotas e híbridas.  “Nós precisávamos de formações onde os professores pudessem estar preparados para receber os alunos. Então, fizemos um diagnóstico no início do ano letivo (fevereiro e março) e sentimos os temas que eram necessários trabalhar. Como a acolhida da criança na escola, a questão da alfabetização no Pré-II, por isso começamos pelo pré-II. A BNCC que é a Base Nacional Curricular Comum Nacional para toda educação infantil. Então foram todos estes temas que os próprios professores levantaram”, disse o Secretário Davi Abrantes.

Foto: SEMEG

Também participaram do evento prestando apoio Marquilia Resplandes, diretora pedagógica da SEMEG e Jônatas Barreto, diretor executivo da SEMEG. “O dia D é um dia que a rede toda vai parar, os coordenadores pedagógicos, os diretores, a equipe da secretaria, os supervisores para atender estas demandas da educação infantil que se trata de formação. E o dia é todo de formação para os professores”, complementou Jônatas Barreto.

Foto: SEMEG

Ao todo 18 escolas da rede municipal de ensino participaram do projeto hoje. E no próximo mês tudo será realizado novamente. “Nós percebemos que os professores precisam de orientações em relação à rotina escolar, em relação ao método de ensino que eles podem adotar dentro da sala de aula, como desenvolver as habilidades que são direito das crianças, como intervir em situações problema dentro do ambiente da escola. Porque o professor ficou afastado da sala de aula, do convívio diário com o aluno por quase dois anos em decorrência da pandemia, realizando tudo na maioria das vezes, de modo virtual. E agora nós só precisamos resgatar estas atividades, este cotidiano escolar. Então o objetivo deste plano é desenvolver estas boas práticas dentro da educação infantil”, frisou Marquilia Resplandes.