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Por Débora Ciany – Ascom Semeg

 

A visão pedagógica dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Governo Federal, as ações integradas, o planejamento estratégico e operacional, a gestão administrativa, financeira e prestação de contas dos recursos das unidades de ensino da rede municipal de ensino de Gurupi foram eixos temáticos das oficinas realizadas durante uma formação sobre autogestão escolar. O evento ocorreu durante toda esta terça-feira, 12, no Centro de Convenções Mauro Cunha e teve como público-alvo os diretores escolares.

 

A formação foi realizada pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal da Educação acerca do PDDE que tem a finalidade de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas da rede pública de educação básica. “Essa formação foi importante por percebermos o profissionalismo de cada gestor na unidade escolar na execução desses recursos financeiros destinados pelo Governo Federal. Portanto, baseado no trabalho de cada escola, no desenvolvimento dessas ações, e na aquisição de novos equipamentos para essas unidades, o diretor tem essa autonomia para utilização desse recurso, buscando melhorar o trabalho pedagógico”, disse Davi Abrantes, Secretário Municipal da Educação.

 

Abrantes reforçou a importância de discutir a política de aplicação desses valores e a gestão financeira ao frisar que foram passadas no decorrer da formação orientações de como captar o recurso do PDDE como capital para compra, e ainda o fortalecimento do conhecimento financeiro. “Queremos que o diretor escolar possa fazer o gerenciamento do PDDE da melhor forma possível. Por isso, trouxemos gestores que já têm um trabalho de excelência desenvolvido no sentido de adquirir mais recurso para sua escola por meio da implementação de projetos inovadores nas unidades escolares, e assim, abrir caminho para que outros gestores também possam pegar esse gancho e desenvolver ações para esse leque de recursos financeiros para as unidades escolares”, ressaltou.

 

Foto: Pedro Gomes – Ascom Semeg

 

Resultados

As oficinas foram organizadas pela Diretoria Administrativa, Financeira e de Obras e Licitação, da SEMEG. “Nosso objetivo era promover essa oficina relacionada à gestão administrativa e financeira dos recursos do PDDE, e tivemos uma boa participação com gestores educacionais de 25 unidades escolares presentes”, explicou Philadelfio Júnior.

 

Duas unidades de ensino municipais de Gurupi alcançaram recentemente bom desempenho no programa de autogestão escolar. A soma das parcelas pelas boas notas no PDDE foi de R$ 17.760 disponibilizados nas contas das escolas Professor Joel Ferreira Soares no Nova Fronteira e Domingos Barreira de Amorim no Jardim dos Buritis. “Nosso departamento financeiro está trabalhando nessa perspectiva de melhorar o profissionalismo dos nossos gestores na correta utilização dos recursos nas unidades escolares. Somos uma rede com 22 escolas, e nesse evento tivemos o intuito de mostrar que cada diretor escolar é capaz de desenvolver ações e conseguir novos recursos. Nós temos uma fonte e pelo conhecimento vamos ampliar o acesso e conquistar mais investimentos”, concluiu Abrantes.

 

Foto: Pedro Gomes – Ascom Semeg

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