Cultura e Turismo|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Nesta terça-feira, 19, os artesãos de Gurupi podem realizar o cadastramento na Carteira Nacional do Artesão. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT, e faz parte do Circuito de Cadastro da Carteira Nacional do Artesão, realizado pela Secretaria Estadual de Cultura e Turismo – SECTUR.

O cadastro será feito durante toda esta terça-feira no Centro de Convenções Mauro Cunha, que fica no Centro da cidade. O artesão precisa levar os documentos pessoais, comprovante de endereço e um produto feito por ele ou um vídeo mostrando a confecção de uma peça.

Durante a ação, técnicos da SECTUR estarão esclarecendo dúvidas e procedimentos para a emissão da Carteira Nacional do Artesão. O evento tem o objetivo de cadastrar novos artesãos no sistema nacional de artesanato brasileiro e capacitar os mesmos através das palestras de empreendedorismo, em parceria com a Federação das Associações de Microempresas e Empreendedores Individuais do Tocantins (Fampec-TO).

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

“Com esta carteira, o artesão tem direito a participar de alguns eventos nacionais com mais facilidade, porque com este cadastro ele é alcançado mais facilmente, e também tem a possibilidade de ter descontos para comprar a matéria-prima do seu produto. Por exemplo, se ele é artesão de crochê, em algumas empresas, há desconto para a aquisição de linha para quem tem a carteira”, explica a secretária Municipal de Cultura e Turismo de Gurupi, Amanda Costa.

Pela manhã, na abertura da programação, a Prefeita Josi Nunes destacou a importância das parcerias para fomentar o artesanato gurupiense. “Toda parceria e todo trabalho que nós pudermos realizar em conjunto: município, governo do Estado e governo Federal, é fundamental porque nós temos que dar as mãos para que possamos ter resultados melhores para todos”, frisou a prefeita.

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

Para Divino Antônio de Brito, que produz peças de madeira, poder obter a Carteira Nacional do Artesão é uma conquista importante para a categoria. “Com a carteirinha nós seremos reconhecidos nacionalmente. Isso cria uma imagem muito bonita para Gurupi e para o Estado e nos beneficia bastante, porque já nos identificamos com a carteirinha em qualquer lugar que formos”, disse animado.

Saiba Mais

A Carteira Nacional do Artesão é a identificação do artesão, prevista na Lei nº 13.180, de 22 de outubro de 2015, válida em todo o território nacional e com validade de seis anos. Gratuito, o documento oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais, além de participações em oficinas e cursos na área.