Juventude e Esportes|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Neste final de semana, professores e estagiários do curso de Educação Física da Universidade de Gurupi – UnirG, vinculados ao programa Vida Saudável, realizado em parceria com a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, participaram de uma capacitação na sede do Programa de Atividades Físicas e Esportivas (Proafe). A prefeita Josi Nunes esteve presente na ação.

Segundo o diretor municipal de Esportes, Paulo Magalhães, os professores e estagiários da UnirG que executam o projeto receberam a visita e os ensinamentos do educador físico e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Jean Carlo Ribeiro, que trouxe informações sobre a pedagogia do esporte e as possibilidades didático-metodológicas na iniciação esportiva. Ressaltou também a importância da contribuição para valorização dos acadêmicos, no sentido de conhecimento e melhor condução das atividades.

Foto: Divulgação/Secretaria de Juventude e Esportes

Na oportunidade o professor Jean Carlo propôs uma análise crítica dos métodos tradicionais de ensino dos esportes, abordou o campo conceitual e as possibilidades de intervenção. Para ele, é preciso estudar as potencialidades da comunidade, as demandas sociais, ajudando a entender mais esses contextos para ir diretamente ao encontro das necessidades das pessoas.

“A ideia é partir daquilo que o projeto tem como objetivo junto à população de Gurupi e buscar uma compreensão conceitual, relacionar isso com possibilidades de intervenção na área de educação física. Sobre como você pode intervir no esporte a fim de considerar essa complexidade das potencialidades da comunidade e a sensibilidade com as demandas sociais. Isso ajuda a entender melhor esse contexto e promover ações esportivas que possam ir ao encontro das necessidades da comunidade gurupiense”, explicou Jean Carlo.

A prefeita Josi Nunes participou do momento e comentou que o projeto vem ganhando destaque na comunidade. “O projeto Vida Saudável nasceu de uma parceria da prefeitura com a UnirG, e visa levar qualidade de vida por meio do esporte e atividades físicas. Este projeto vem ganhando notoriedade, com participantes de todos os cantos da cidade, o que para nós é motivo de muita alegria e satisfação por essa interação da nossa gestão com a população. Bem, eu adorei essa oportunidade que a nossa equipe está tendo para se especializar ainda mais no atendimento à população”, comentou a prefeita.

Foto: Divulgação/Secretaria de Juventude e Esportes