Educação|

Compartilhe:

Por Karla Paz – Secom Gurupi

Aconteceu no Centro de Convenções Mauro Cunha, na noite de quarta-feira, 06, o evento ‘Noite Azul – Desafios e Conquistas sobre o TEA (Transtorno de Espectro Autista)’, alusivo ao dia do Autista, que tem data comemorada no dia 02 de Abril. A noite foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Gurupi (SEMEG) e teve como objetivo ofertar aos profissionais, pais e instituições envolvidas, informações sobre as condições de saúde, direitos, caminhos e garantias do portador de autismo.

Foto: Divulgação Semeg

Compareceram representantes de escolas públicas e privadas, pais de crianças com TEA, profissionais de apoio; professores de Educação especial, professores de sala especial, pais de crianças e adolescentes com TEA, gestores escolares. A Secretária de Educação de Cariri do Tocantins, Marília Medeiros, enviou diretores escolares e professores para a formação e ao todo vieram 10 profissionais de educação da cidade.

Foto: Divulgação Semeg

O evento contou com duas palestras, uma da psicóloga Vanúcia Machado, que é neuropsicóloga especialista em Análise Comportamental Aplicada (ABA), e outra do advogado, professor da UnirG e especialista em Direito Público Tributário, José Augusto.

Foto: Divulgação Semeg

O Secretário Municipal de Educação de Gurupi, Davi Abrantes, também falou sobre o tema. Ele mencionou a importância da inclusão nas escolas públicas e todo o trabalho que a secretaria tem feito para que ela ocorra de maneira igual e cuidadosa.

Foto: Divulgação Semeg

“É muito importante a informação para garantir os direitos dos alunos com TEA. A inclusão da criança com TEA deve estar muito além da sua presença na sala de aula; deve almejar, sobretudo, a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades e potencialidades, superando as dificuldades. A educação é umas das maiores ferramentas para o desenvolvimento de uma criança autista”, explicou o secretário Davi durante o evento.

Comments are closed.

Close Search Window