Saúde|

Por Niceia Menegon – Ascom Semus

A Secretaria de Saúde de Gurupi amplia a vacinação contra a Gripe, ou Influenza, e o Sarampo para todos os demais públicos. As doses das vacinas estão sendo ofertadas em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBSs de Gurupi, nesta segunda etapa, até 03 de junho.

Na primeira etapa, que iniciou em abril, a vacinação era destinada para crianças acima de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde.

A partir de agora, os demais públicos-alvo poderão comparecer à Unidade de Saúde mais próxima e receber as vacinas.

A vacina da gripe é anual. Mesmo as pessoas que tomaram a dose no ano passado devem se vacinar novamente este ano. O imunizante está atualizado para as cepas de Influenza com a possibilidade de circular com mais intensidade neste ano, incluindo a H3N2 Darwin, que causou surtos entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022 em algumas localidades.

Também, todas as UBSs estarão aplicando a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

A imunização acontece nas 15 UBSs, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:

1. UBS Parque das Acácias – 07h às 16h
  2. UBS Rosendo – 07h às 16h
  3. UBS Sol Nascente – 07h às 16h
  4. UBS João Manoel – 07h às 12h
  5. UBS Buriti – 07h às 16h
  6. UBS Nova Fronteira – 07h às 12h
  7. UBS São José – 07h às 12h
  8. UBS Bela Vista – 07h às 16h
  9. UBS Waldir Lins – 07h às 11h
  10. UBS Casego – 13h às 16h
  11. UBS Pedroso – 07h às 16h
  12. UBS Sevilha – 07h às 16h
  13. UBS Vila Íris – 07h às 16h
  14. UBS Campo Belo – 07h às 16h
  15. UBS Vila Nova – 07h às 16h

Gripe ou Influenza

A Gripe ou Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a Influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população.

O secretário municipal da saúde, Sinvaldo Moraes, reforça a importância da imunização contra a Influenza. “A vacinação contra a Influenza permitirá, ao longo de 2022, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e até óbitos, além de minimizar a carga da doença, que podem ser confundidos com os da covid-19” pontua Sinvaldo.

Para se vacinar, compareça à Unidade de Saúde portando os documentos pessoais, cartão de vacina e do SUS.

Quem pode se vacinar

Idosos e profissionais de saúde que não se vacinaram em abril podem e devem procurar os postos de saúde para receber o imunizante” frisa a coordenadora de imunização do município, Lilamara Oliveira Miranda Tavares.

Ainda poderão se vacinar todas as crianças acima de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde.

Para esta segunda etapa, que vai até 03 de junho, também poderão se vacinar: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Covid-19

Também continua a vacinação contra Covid-19 para a população acima de cinco anos de idade. As duas vacinas, Influenza e Covid-19, podem ser administradas de forma simultânea na população acima de 12 anos de idade, sem necessidade de intervalo entre as doses.