Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

Delegações das escolas da região Sul e Sudeste do Estado com seus alunos-atletas, organizadores e torcedores participaram no Ginásio de Esportes Idanizete de Paula em Gurupi da celebração da abertura oficial dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) 2022 etapa regional Gurupi. Ao todo 37 delegações de escolas estaduais, municipais e particulares de Gurupi e mais 12 cidades, além de educadores, secretários municipais e vereadores estiveram presentes.

Da rede municipal da educação de Gurupi disputam na modalidade futsal na categoria 12 a 14 anos a equipe masculina da Escola Municipal Lenival Correia Ferreira que fica no Setor Alto da Boa. Já no futsal feminino, na mesma categoria quem representa o município é a Escola Municipal de Tempo Integral Benevenuto Alves Moreira que fica no Povoado Trevo da Praia, zona rural de Gurupi. “Estamos bastante confiantes porque treinamos muito, quase que diariamente e mesmo tendo nesta fase mais times na disputa vamos na garra”, reforçou a estudante que é capitã do time, Deyse Beckmam.

A mesma unidade escolar disputa ainda o tênis de mesa e o atletismo. “A Educação Municipal ela tem valorizado, tem focado nesse sentido de transformar o estudante em um grande atleta, e com essa fase regional no Sul do Tocantins só vem fortalecer essa ideia que levaremos a fase estadual brevemente”, disse o Secretário Municipal da Educação de Gurupi, Davi Abrantes.

Sec. Mun. de Educação, Davi Abrantes, e o diretor municipal de Juventude e Esportes, Paulo Magalhães, prestigiaram o evento. Foto: Divulgação/Semeg

A disputa segue até sábado e envolve mais de 600 alunos atletas. “Estamos com uma excelente participação de atletas, são mais de 600 alunos que a partir de hoje, até sábado estarão aqui disputando nas nossas quadras, nas nossas pistas, já que o atletismo tem início, já nesta semana também”, explicou o diretor regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Gurupi, Antônio Carlos Pakalolo.

A Supervisora de Educação Física da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG), Mônia Praxedes disse está confiante no bom resultado das escolas municipais de Gurupi na disputa. “As nossas equipes estão bem, vêm de uma vitória na fase municipal na qual se destacaram bastante com o futsal feminino e masculino, equipes fortes e com certeza vão agora fazer uma grande diferença e tentar levar o título aqui para chegar a fase estadual em Palmas”, avaliou. A supervisora explica ainda que as equipes de futsal das categorias 12 e 14 da rede municipal de ensino de Gurupi estão brigando pela classificação na reta final da disputa que vai ocorrer no Rio de Janeiro.

Homenagem

Um dos momentos marcantes da cerimônia foi a homenagem prestada a três profissionais de educação física conhecidos em Gurupi e região pelo seu trabalho e dedicação no meio escolar. Eronildes José Rodrigues, conhecido como Professor Iron, Izaltina Teles de Deus e Manoel Messias Araújo Soares foram lembrados por terem contribuído por mais de três décadas com a formação de várias gerações de estudantes e atletas da região Sul do Estado. Os professores receberam o prêmio de honra ao mérito e também conduziram a tocha olímpica com a chama que simboliza a união, esperança e espírito competitivo.