Comunicação, Desenv. Econômico, Desenv. Urbano, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Divulgar os principais projetos e ações desenvolvidos pela gestão pública municipal é um dos objetivos do estande da Prefeitura de Gurupi, que está montado no Parque de Exposições Agropecuárias. Um espaço dentro da 48ª ExpoGurupi onde a comunidade pode ir para passear e também para conhecer de perto alguns dos serviços ofertados pelo poder público.

O estande fica bem no centro do Parque de Exposições Antônio Lisboa da Cruz, ao lado direto do palco principal. Na estrutura estão expostos alguns dos trabalhos desenvolvidos por várias secretarias entre elas: Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Ciência, Tecnologia e Inovação; Educação; e Desenvolvimento Urbano; além dos parceiros como a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Programa Inova e a Incubadora Inovo da UnirG.

Outras pastas também estão envolvidas na organização do estande, como a Secretaria de Comunicação, a Agência Gurupiense de Desenvolvimento (AGD); a Secretaria de Infraestrutura e o Gabinete da Prefeita. “Além de divulgar as ações e os projetos da gestão, nosso estande também conta com um espaço onde a nossa prefeita Josi Nunes está recebendo a população, as autoridades e todos os visitantes; onde também estamos apresentando os trabalhos da Secretaria de Infraestrutura, tanto as obras que já foram iniciadas, quanto as que ainda serão lançadas pelo município”, destacou Fernando Novais, secretário municipal de Comunicação.

Foto aérea estande prefeitura na ExpoGurupi – Ricardo Pellizzari

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Focada em quatro eixos principais: agricultura familiar, indústria e comércio, meio ambiente e Serviço de Inspeção Municipal (SIM); a secretaria expõe alguns itens produzidos pelos pequenos agricultores e também pelas pequenas agroindústrias da cidade. No espaço é possível também conhecer parte das ações desenvolvidas pela pasta.

“O nosso objetivo principal é chamar a atenção da comunidade sobre a importância destes segmentos, principalmente da agricultura familiar, e também motivar esses pequenos empreendedores, empresários e produtores rurais, mostrando para eles que o município está buscando ampliar os mercados para os seus produtos”, falou o secretário Pedro Dias.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano

A pasta está divulgando o Programa Escritura Gurupi, que tem como objetivo incluir medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e a titulação de 10.400 imóveis irregulares existentes na cidade.

“E com o objetivo de dar celeridade e segurança nos procedimentos de regularização fundiária o município firmou um termo de convênio com tribunal de justiça. Todo esse processo está exposto na ExpoGurupi, o que nos ajuda a proporcionar mais informações sobre o Programa Escritura Gurupi à nossa comunidade”, frisou o secretário Eremilson Leite.

Foto – Divulgação

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

A Secretaria está divulgando algumas políticas de CT&I e priorizou mostrar as Startaps, o Programa Inova Gurupi e o 6º Centro de Desenvolvimento Regional da Região Sul do Tocantins. Dentre as Startups estão: a Ikigai Piscicultura Sustentável e mais 5 que estão na Incubadora Inovo da UnirG:  Nova Planta – Biofábrica, Instimas – Cursos Libras, Amazônia Comex – Trabalha com Internacionalização, Espaço Multidisciplinar – Atende Autistas.

A pasta também está participando do Ciclo de Palestras da 48ª ExpoGurupi voltado para a comunidade acadêmica, produtores e empresários que foi organizado pelo Sindicato Rural e por um grupo de parceiros liderados pelo Programa Inova Gurupi, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

As palestras serão realizadas no período de 31/05 a 03/06 com diversas temáticas. Clique aqui para conferir a programação completa das palestras.

Secretaria da Educação

Com brinquedos educativos, com foco na pedagogia lúdica e livros de literatura infantil, o espaço da Educação é um cantinho alegre, colorido e confortável que tem atraído e entretido muito a criançada. Além disso, no espaço é possível conferir de perto alguns dos principais investimentos que a Prefeitura de Gurupi fez na área da Educação.

Foram mais de R$ 20 milhões investidos em melhorias e na estruturação da educação municipal; como por exemplo, a compra de mobiliários novos, de livros, de notebooks, de laboratórios, além da implementação do Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) aos servidores da Educação.