Saúde|

Compartilhe:

 

Por Nicéia Menegon – Ascom Semus

A abertura da 1ª Semana Municipal de Enfermagem de Gurupi lotou o auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha, nesta quarta-feira, 25, e foi prestigiada por autoridades municipais, instituições e profissionais de referência da área da saúde. Na solenidade, o reconhecimento pelo trabalho prestado rendeu homenagens à enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que receberam o Prêmio Destaque Marinalda Costa de Souza.

A Secretaria de Saúde criou o Prêmio Marinalda Costa de Souza em reconhecimento a esta grande profissional, que faleceu no ano passado, mas deixou um legado de exemplo e amor ao próximo durante os 30 anos de sua vida, atuando como técnica de enfermagem e enfermeira, no Município.

Profissionais de Enfermagem de Gurupi foram homenageados – Fotos: Ricardo Pellizzari

Profissionais de Enfermagem prestigiaram abertura do evento – Fotos: Ricardo Pellizzari

As boas vindas aos participantes foi dada pela coordenadora da atenção básica da saúde, Maria Auxiliadora da Paixão Aires, que esteve representando o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes. “O nosso reconhecimento aos profissionais de enfermagem, é desde as figuras históricas aos dias de hoje, principalmente diante do que vivenciamos no enfrentamento à pandemia. A Enfermagem está crescendo e se especializando. Nós cuidamos do nosso paciente e nos mobilizamos para melhorar sempre”, frisou Maria Auxiliadora, se referindo também aos avanços e desafios que o setor busca percorrer. “Sabemos que a caminhada é longa, temos muito a construir ainda, o SUS é construção permanente”, disse Maria Auxiliadora.

O vice-prefeito Gleydson Nato, em nome da prefeita Josi Nunes, também reconheceu a importância da categoria e sua atuação para a sociedade. “Parabenizo e agradeço aos profissionais de enfermagem, pelo trabalho prestado e pela dedicação, é uma das profissões que está cerceada pelo cuidado e responsabilidade com o próximo. O apoio da gestão é incondicional à aprovação da PEC da enfermagem, é uma luta constante. Obrigado a tudo o que fizeram e que continuam fazendo em Gurupi”, ressaltou Gleydson.

Vice-prefeito parabenizou categoria durante discurso – Fotos: Ricardo Pellizzari

“Todos os profissionais que estão aqui, que atuam nos mais diversos campos da enfermagem, sabem o quanto é importante estudar e se capacitar na área. É uma alegria participar da Semana de Enfermagem, o Coren-TO é parceiro e está de portas abertas a todos os profissionais da enfermagem”, frisou em seu discurso a presidente do COREN – TO, Luana Bispo Ribeiro.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi, Rodrigo Maciel, “o enfrentamento à pandemia pelos profissionais de enfermagem foi exemplo para todos os demais profissionais de outras áreas. São os profissionais mais dedicados, o amor e a dedicação fazem a diferença na vida das pessoas”, reconheceu Maciel.

Não faltaram elogios à iniciativa e à organização do evento. “Parabenizo a Secretaria de Saúde, à Prefeitura de Gurupi e a todos que lutam e buscam a valorização profissional e melhorias para melhoria da classe. Em nome da Marinalda parabenizo todos os profissionais da enfermagem aqui presentes”, parabenizou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Augusto Rodrigues de Andrade.

Autoridades prestigiaram abertura do evento – Fotos: Ricardo Pellizzari

Autoridades prestigiaram abertura do evento – Fotos: Ricardo Pellizzari

Prêmio Marinalda Costa de Souza

Foi realizada uma votação interna, de forma virtual, com todas as equipes de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem para selecionar os colegas homenageados com o Prêmio Marinalda Costa de Souza, que atuam no SAMU, na UPA24h, na Clínica da Mulher, na Policlínica e nos dois Centros de Atenção Psicossocial – CAPSs.

Já o enfermeiro homenageado pelo setor da Atenção Primária foi escolhido pelos coordenadores conforme cumprimento de metas e comprometimento com o serviço. E o critério estabelecido para escolha do técnico e do auxiliar de enfermagem, da atenção primária, foi o tempo de serviço dedicado à enfermagem no município de Gurupi.

Os escolhidos foram:

Na Atenção Básica foram:

  • Enfermeiro: Luana Leite Silva
  • Técnica de enfermagem: Núbia Regina Pinto Araújo Fernandes
  • Auxiliar de enfermagem: Maria de Lourdes dos Santos Silva

Na UPA24h, os servidores homenageados foram:

  • Enfermeiro: Rony de Sousa Silva
  • Técnico de enfermagem: Maria de Jesus Saraiva
  • Auxiliar de enfermagem: Maria Aparecida Matos Ribeiro Schu

No Centro de Atenção Psicossocial, CAPS I e CAPS AD III, os seguintes servidores:

  • Enfermeiro: Ricardo da Silva de Jesus
  • Técnico de enfermagem: Jaila de Sousa de O. Soares

Na Policlínica, receberam a homenagem:

  • Enfermeiro: Luiza Vargens Ramos
  • Técnico de enfermagem: Rose Meire Pereira dos Santos

Na Clínica da Mulher:

  • Enfermeira: Angélica Alves de Alcântara
  • Técnico de enfermagem: Ludimilla Moreira Santos

No Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência – SAMU, foram homenageados:

  • Enfermeira: Raquel Tavares de Andrade
  • Técnico de enfermagem: Yule Sustrunk Turíbio Carvalho de Queiroz

Fotos: Ricardo Pellizzari

Programação:

Dando continuidade à programação do evento, ainda pela manhã, o enfermeiro e professor Nilton Elias de Souza, proferiu uma palestra sobre “Saúde mental na enfermagem”. A tarde também foi recheada de palestras e troca de conhecimento entre os participantes da 1ª Semana Municipal de Enfermagem de Gurupi.

Amanhã, 26, para o segundo dia de evento, das 8h às 12h, está previsto o curso “Box de urgência e emergência” que será ministrado pelo enfermeiro intensivista, professor e servidor público na área de enfermagem, com ampla experiência em Unidades de Terapia Intensiva – UTI e de Urgência e Emergência, Tony Régis Nascimento.

Já na programação da tarde, que marcará o encerramento da Semana de Enfermagem, a partir das 16h, no pátio do 4º BPM, a equipe do SAMU irá realizar a simulação realística de um acidente de trânsito. A iniciativa foi possível graças à parceria da Secretaria Municipal de Saúde, com o Conselho Regional de Enfermagem – COREN-TO, com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, 4º Batalhão da Polícia Militar, Ligas Acadêmicas de Enfermagem e Agência Municipal de Trânsito – AMTT e demais colaboradores e órgãos de segurança pública.

Comments are closed.

Close Search Window