Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

O Conselho Municipal da Educação de Gurupi (COMEG) realizou nesta quinta-feira, 12, assembleia para a eleição e posse dos novos conselheiros para o biênio 2022/2024. Sem a apresentação de chapa concorrente, o processo eletivo foi vencido por chapa única na qual foi reeleita Cleide Marques que pleiteou o cargo de presidente.

O evento para eleição e posse foi realizado na sala de projeção da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG). A chapa formada ainda por Neima Araújo como candidata a vice-presidente e João Paulo Lima a secretário foi eleita por unanimidade com o total de 12 votos.

O Secretário Municipal da Educação, Davi Abrantes esteve presente na eleição e deu posse aos novos conselheiros. Terão seus mandatos vigentes de 2022 a 2024. “Feliz com a reeleição porque Cleide Marques já vinha desenvolvendo um bom trabalho em gestões anteriores e acredito que ela venha a fortalecer ainda mais o trabalho do conselho para o desenvolvimento de uma educação de qualidade pois, a visão e a dinâmica de trabalho do COMEG têm trazido muitos resultados com indicadores daquilo que devemos melhorar ou aprimorar dentro da rede municipal da Educação”, disse Abrantes.

Foto: Débora Ciany – Ascom Semeg

Além de agente fiscalizador, o conselho municipal da educação contribui com a gestão das políticas educacionais, um espaço aberto para o diálogo e debate e que promove mensalmente reuniões de comissões para trabalhar todos os temas relativos à educação. “Vamos para mais um mandato com muitos desafios e trabalhar junto com a SEMEG pautados em todas as demandas da Educação, todas as políticas educacionais, é sempre desafiante, mas estamos aí contando ainda com apoio de todos os outros conselheiros”, salientou Cleide Marques.

Articulação

A presidente reeleita explicou que toda articulação ocorre em parceria com demais conselhos como o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) que ajuda a fiscalizar os recursos públicos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para alimentação escolar e zela para que sejam garantidos produtos de qualidade nas cantinas das escolas. Mencionou ainda outro conselho do setor, o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) que acompanha e controla a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito municipal.