Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

A equipe masculina de Futsal, categoria 12 a 14 anos da Escola Municipal Lenival Correia Ferreira que fica no Setor Alto da Boa Vista em Gurupi conquistou a classificação para etapa estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets 2022). A final válida pela fase regional, etapa Gurupi, foi disputada neste sábado 14, no Centro de Ensino Médio (CEM) de Gurupi ocasião em que o time da rede municipal da Educação encarou o Colégio Estadual Elesbão Lima de Dueré e levou a melhor com o placar de 2 a 1. A partida foi acompanhada pelo Secretário da Educação de Gurupi, Davi Abrantes.

Outra unidade escolar da rede de ensino municipal de Gurupi que se deu bem nesta segunda fase da competição foi a Escola Municipal de Tempo Integral Benevenuto Alves Moreira que fica no Povoado Trevo da Praia, zona rural de Gurupi. O aluno atleta, Thiago Ramalho da Costa venceu com a prova arremesso de disco garantindo também o passaporte para a fase estadual dos jogos. “A expectativa é muito grande porque é a primeira vez que nossos alunos estão indo para uma disputa em Palmas. Apesar de ser algo novo, o clima é de muita confiança, e só chegar até essa fase na Capital já é uma importante conquista”, disse Tiago Monteiro, treinador na escola rural.

A escola municipal do Trevo da Praia ainda conseguiu o 3º lugar com atletismo 100 e 80 metros e foi campeã na fase municipal com a modalidade futsal feminino categoria 12 a 14 anos. “Mesmo o futebol sendo o forte da escola procuramos sempre evoluir no atletismo, com outros alunos demonstrando serem muito capazes de se destacar em outras modalidades e tem sido este o nosso trabalho, colocar esses alunos para participar e dá o seu melhor”, explicou Monteiro.

Ao todo 37 delegações de escolas estaduais, municipais e particulares de Gurupi e mais 12 cidades, participaram dos jogos estudantis da etapa regional Gurupi. As disputas foram realizadas de 10 a 14 de maio.

Resultados

Para chegar a classificação para mais uma etapa a equipe masculina de Futsal da Escola Municipal Lenival Correia Ferreira venceu na fase municipal o Instituto Presbiteriano Araguaia (IPA) pelo placar de 2 a 1. “Essa segunda fase foi muito competitiva, mas fomos com garra e conseguimos ser campeões também na fase regional, fomos consagrados com esse título, estamos todos muito gratos e eu particularmente, muito feliz por ser a primeira vez que trabalho com uma equipe de escola municipal e já saímos com dois títulos consecutivos. Foi um processo inteiramente pedagógico, sem brigas ou violência e com todo o empenho de nossos excelentes alunos atletas”, ressaltou o treinador Jarllan Souza Costa.

Foto: Divulgação

A Supervisora de Educação Física da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG), Mônia Praxedes disse ter sido surpreendente a participação e os resultados obtidos pelos alunos atletas da rede municipal de Gurupi nestas duas primeiras fases dos jogos. “No geral as equipes da rede municipal surpreenderam, porque não houve tempo hábil para treinamento nem para se preparar para o JETs, mas são todos muito guerreiros, com isso, estão levando o nome da rede municipal de ensino de Gurupi a um patamar de muito respeito”, concluiu.

Estadual

A terceira fase dos jogos que é a etapa estadual será em Palmas e está prevista para ocorrer mês que vem para as categorias (12 a 14 anos) e outubro (15 a 17 anos). Esta é a 31ª edição dos JETs, com a 8ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). A estimativa é que nas três fases as competições movimentem mais de 18 mil estudantes das redes pública e privada de educação do estado.