AGD, Infraestrutura, Juventude e Esportes, Meio Ambiente|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Um sonho antigo dos moradores da região Leste de Gurupi se tornou realidade nesta sexta-feira, 13. Isso porque a prefeita Josi Nunes e o vice-prefeito Gleydson Nato entregaram para a comunidade a revitalização da Praça Professor Mário Coelho, conhecida como Praça Universitária, localizada no bairro Jardim Sevilha.

O local, que é conhecido por ser frequentado por acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que possuem Campus nas proximidades, agora está totalmente revitalizado. O espaço que tinha apenas terra agora conta com iluminação de Led, bancos e lixeiras de material plástico e madeira de alta durabilidade, calçadas de concreto para a prática de caminhada, além de playground de 104 m² para as crianças.

A prefeita Josi Nunes destacou a importância da obra para a comunidade e ressaltou que essa inauguração é apenas o começo de uma série de obras e investimentos que serão realizados pela gestão em Gurupi. “Isso é fruto de uma reivindicação da comunidade há mais de 30 anos, principalmente dos estudantes. É um espaço de lazer, esporte, cultura, de encontro e de confraternização. É mais um presente para a comunidade de Gurupi. E não para por aí, nos próximos dias iremos iniciar muitas outras obras em toda a cidade”, disse.

Parceria

Para a realização da obra foram investidos, no total, cerca de R$ 200 mil, sendo que R$ 170 mil foram recursos próprios do município e o restante fruto de parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), e o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi). A Secretaria Municipal de Infraestrutura esteve à frente dos serviços, com o apoio de outras secretarias e órgãos municipais que uniram esforços para concretizar a revitalização da praça.

“A ideia é que a praça seja um ambiente de convivência entre os moradores ao redor, já que tem vários pontos comerciais, supermercados e até restaurantes na região. Toda a população da área será beneficiada com a instalação da praça. E algo muito interessante é que a população nos procurou para agradecer dizendo que há mais de 30 anos esperava por este benefício”, explicou Elvan Leão, Secretário Municipal de Infraestrutura.

Satisfação

Moradores da região, comerciantes e universitários foram unânimes em mostrar satisfação com a transformação do local. “Sou frequentador assíduo da praça e fiquei muito feliz. Só tenho que agradecer a prefeitura por essa reestruturação e agora vamos usufruir de uma praça bem bonita”, disse o biomédico Francisco Lucio. “Ficou ótimo para trazer as crianças no final da tarde, gostei de ver”, relatou o motorista Paulo Cesar da Silva, que mora na rua da praça.

“Para nós acadêmicos, ficou uma maravilha, porque sempre nos encontramos aqui, mas agora está um espaço bem mais agradável”, relatou o estudante Matheus Reis.

Playground Parque Mutuca

Antes da entrega da praça, a Prefeita Josi Nunes também entregou o playground infantil que foi instalado no Parque Mutuca, também fruto de recurso do tesouro municipal. É uma das metas da gestão municipal padronizar todas as praças de Gurupi com playground infantil com grama sintética.

Playground infantil entregue no Parque Mutuca. Foto: Lino Varas

Presenças

Estiveram presentes na inauguração o vice-prefeito Gleydson Nato, secretários municipais, o diretor do Campus da UFT de Gurupi, Rodrigo Tavares, o Diretor do Campus do IFTO, Marcelo Terra, o gerente do Sicredi Gurupi, Diego Marçal, o presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Rodrigo Maciel, os vereadores André Caixeta, Ronaldo Lira, Leda Perini, Jair do Povo, César da Farmácia, Colemar da Saborelle e Matheus Monteiro, membros da família do homenageado, universitários e moradores da região.

Homenageado

A Praça Universitária recebe o nome do Professor Mário Coelho, uma homenagem ao ex-diretor da então Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (Fafich), hoje Universidade de Gurupi – UnirG.

Nascido na cidade de Riachão, sul do Estado do Maranhão, no dia 15 de maio de 1947, Mário Coelho da Silva teve sua história marcada pelo amor à Deus, à sua família e à educação. Na década de 60, mudou-se para Goiânia-GO. Já casado e pai de dois filhos, graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás.

Em 1986, a convite do então prefeito de Gurupi, Jacinto Nunes, regressou ao norte de Goiás para ajudar a fundar e dirigir a primeira faculdade da região, a tão sonhada Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi – FAFICH. A partir de então, dedicou todo seu esforço em fazer com que Gurupi tivesse seus cursos superiores aprovados e reconhecidos pelo Ministério de Educação – MEC, ainda que isso lhe custasse estar longe da sua esposa e de seus filhos.

Na década de 90, ao lado de seus colegas que dirigiram a FAFICH, venceu uma de suas maiores batalhas ao conseguir o reconhecimento dos cursos de Direito, Pedagogia, Administração de Empresas e Ciências Contábeis junto ao MEC.

Depois iniciou o Curso de Mestrado em Direito Constitucional na Universidade de Marília, em São Paulo. Prestes a finalizar a sua dissertação de mestrado, com apenas 51 anos de idade, Mário Coelho faleceu num acidente automobilístico em junho de 1998, mas deixou um legado de amor à Educação.

Familiares do homenageado e a prefeita Josi Nunes. Foto: Lino Vargas

Família do homenageado, Prof Mário Coelho, prestigiou em peso o evento. Foto: Lino Vargas