Saúde|

Texto e fotos: Niceia Menegon – Ascom Semus

A Secretaria de Saúde de Gurupi – SEMUS recebe equipes de fiscais de Vigilância Sanitária de 17 municípios correspondente à Região de Saúde da Ilha do Bananal, para um curso de capacitação e aperfeiçoamento voltado aos fiscais da Vigilância Sanitária.

O Curso acontecerá durante os dias 31 de maio, 01 e 02 de junho, das 9h às 12h e das 13h às 17h, no auditório do Ipasgu, no Centro Administrativo da Prefeitura de Gurupi, BR 242.

As capacitações são realizadas pela Secretaria Estadual de Saúde – SES e vêm acontecendo nas diversas regiões do Tocantins, com o objetivo de capacitar, aperfeiçoar e alinhar as normas e diretrizes da política sanitária entre Estado e municípios.

O secretário municipal de saúde de Gurupi, Sinvaldo Moraes, participou da abertura do evento e reforçou a importância de aperfeiçoar o trabalho realizado nos municípios, principalmente depois da pandemia. “É fato que durante a pandemia tínhamos uma prioridade mais evidente. Passado o auge da pandemia, a retomada do trabalho presencial nos exige maior empenho e estratégias para que o serviço prestado à sociedade seja satisfatório”, frisa Sinvaldo. “O alinhamento e o aperfeiçoamento dos serviços são imprescindíveis para proporcionarmos melhorias na qualidade dos serviços prestados”, complementa Sinvaldo, dando as boas-vindas a todos os participantes.

Para o coordenador de Vigilância Sanitária do município, Ronaldo Valadares Veras, “A maioria dos fiscais que irão participar são novos na área ou possuem pouco tempo de atuação na Vigilância Sanitária. Essa capacitação é fundamental para atualizar e direcionar os trabalhos nos municípios”, afirma Ronaldo.

A fiscal sanitária Isabel Cristina Barroca, que atua há mais de 20 anos na Vigilância Sanitária do Estado, ministrou a primeira aula do curso, nesta manhã, com o tema “Introdução à Vigilância Sanitária – Competências e atribuições”. Isabel defende o aprimoramento e a capacitação constante dos fiscais, principalmente com os novos fiscais, que estão em atividade, e não tiveram capacitação, em razão da pandemia. “Têm procedimentos e fluxos que são primordiais para a execução da função do fiscal.  Esses profissionais precisam ter nitidamente a compreensão da competência e atribuição do Sistema em todas as instâncias, nacional, com a ANVISA, Estadual e Municipal”, explica Isabel.

De Gurupi, cinco fiscais da Vigilância Sanitária participam da capacitação. É o caso da fiscal Poliana Veras, que é novata e foi nomeada no último concurso da área, em 2016. Poliana está atuando como fiscal desde 2019, logo que iniciou a pandemia, e foi um período complicado. “Entramos no período da pandemia e esse é o primeiro curso que estaremos fazendo depois de assumir o cargo. A expectativa é grande e espero que a base teórica nos auxilie a melhorar o nosso trabalho”, explica Poliana.

Já do município de Aliança, três fiscais sanitários estão participando e pretendem aproveitar a capacitação presencial. Para a coordenadora da Vigilância Sanitária de Aliança, Maria Aparecida Coelho Barbosa, os cursos online ajudam, mas participar presencialmente faz grande diferença. “Estar presencialmente aqui faz muita diferença, nem se compara a cursos à distância. Aprender na prática sobre os nossos processos diários é fundamental para o nosso trabalho. Sempre temos algo novo a aprender, que bom que está acontecendo!”, enfatiza Maria Aparecida.

Serviço VISA

Os fiscais da Vigilância Sanitária atuam para fiscalizar os bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionam com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo e o controle da prestação de serviço. Estes serviços contribuem de maneira decisiva para a melhoria da qualidade de vida, prevenindo doenças e agravos, com a execução de ações para melhorar os serviços e produtos ofertados à população.

Neste primeiro dia de curso, 12 municípios estão representados pelos fiscais de Vigilância Sanitária, são eles: Araguaçu, Araguaçu, Dueré, Talismã, São Salvador, Santa Rita, Aliança, Palmeirópolis, Sandolândia, São Valério, Figueirópolis, Alvorada e Gurupi.

PROGRAMAÇÂO

01/06 – Quarta-feira