Infraestrutura|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

A construção de uma praça no setor Jardim Sevilha era uma reivindicação dos moradores há mais de 30 anos. Esta tão sonhada obra foi realizada pela Prefeitura de Gurupi e será entregue à comunidade nesta sexta-feira, 13, a partir das 17 horas.

Conhecida como Praça Universitária, o local vai levar o nome do Professor Mário Coelho, uma homenagem (in memória) ao ex-diretor da então Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (Fafich), hoje Universidade de Gurupi – UnirG.

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

“Foi depois de uma conversa com a comunidade da região e com universitários que frequentam o lugar, nós colocamos em prática a reforma e revitalização deste espaço público tão importante. Estamos felizes em poder entregar esta obra e convidamos a todos para participar deste momento”, frisou a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

O local fica na Alameda Madri, esquina com a rua Barcelona que desce para o campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e ao lado do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Antes da revitalização, a Praça tinha apenas terra e poeira, que no período da seca incomodava bastante os moradores e usuários do local.

“A gente cobrava para os vereadores e para o poder público para construir nossa praça. Agora estamos muito satisfeitos, porque esta praça é muito importante, para nós e também para os estudantes que frequentam o local. Isso além, para as crianças né? Isso aqui vai ser top”, disse a dona Valdilene Moreira, comerciante que fica bem em frente a obra.

Para revitalização do espaço, feita com recurso próprio do município, a prefeita Josi Nunes firmou parcerias com Rodrigo Tavares, diretor do campus da UFT, e com o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi). A obra foi encabeçada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e contou com o apoio de várias secretarias municipais.

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

Revitalização

O projeto para a Praça contempla iluminação de LED, bancos e lixeiras de material plástico e madeira de alta durabilidade com conforto térmico na época de maior calor; calçadas de concreto para a prática de caminhada, além de um playground para as crianças.