Boletim COVID-19, Saúde|

Por Nicéia Menegon – Ascom Semus

A Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, informa que no período de 30 de abril até às 12h de hoje, 13 de maio, foram registrados 33 casos positivos para Covid-19 e nenhum novo óbito foi registrado, em Gurupi.

Nesta sexta-feira, 13, o Município contabiliza 25 casos ativos, com risco de transmissão. Um índice relativamente elevado em comparação com os dias anteriores, proveniente dos casos notificados nesta quinta-feira, 12, que registrou a maior alta diária, registrando 10 casos positivos. “Este quantitativo influencia diretamente no total dos 25 casos ativos de hoje”, explica o coordenador da vigilância epidemiológica, Halex Cavalcante Coutinho.

Ainda de acordo com o coordenador da vigilância epidemiológica, se compararmos a quantidade de casos positivos referente com o mesmo período do mês anterior (01 a 12 de abril) é possível verificar a estabilidade dos índices. “Os números apresentam uma estabilidade. De acordo com os dados do site Integra Saúde Tocantins, no mesmo período, em abril, foram registrados 31 casos positivos”, analisa Halex.

Público de confirmados

A faixa etária com maior incidência de casos positivos é a de crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos, com 8 casos. Seguidos de 6 casos positivos na faixa etária de 20 a 29 anos e 40 a 49 anos, ambas com 6 casos notificados; de 30 a 39 anos, com 5 casos; de 50 a 59 anos, com 4 casos; de 0 a 9 anos, com 3 casos, e de 60 a 69 anos, com 1 caso. Destes, 20 são mulheres e 13 homens, totalizando 33 casos positivos, nos últimos 14 dias.

Testagem

A maioria dos testes que confirmaram os casos positivos para Covid-19, foram realizados na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h, com 24 testes positivos. Nos laboratórios particulares somam 7 testes e nas farmácias apenas 2 positivaram.

É a UPA 24h, também, que a maioria das pessoas têm buscado na hora de fazer o teste para Covid-19. Nos últimos 14 dias, foram descartados 194 testes negativos. Seguido dos laboratórios particulares e farmácias, com 19, e pelo Hospital da Unimed, que testou 7 casos negativos.

Internações

Na rede pública municipal de saúde não consta nenhuma internação. Já a taxa de ocupação de leitos no Hospital de Regional de Gurupi – HRG, mantido pelo Governo do Estado, pode ser acompanhada no site do Integra Saúde Tocantins, da Secretaria Estadual de Saúde – SES (clique aqui).

Vacinômetro

A Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, por meio da Coordenação de Imunização, informa que, até às 12h desta sexta-feira, 13, o Sistema Integra Saúde do Tocantins apresenta um total de 137.314 doses da vacina contra a Covid-19, em Gurupi.

Divulgação quinzenal

A Secretaria de Saúde – SEMUS, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e da Coordenação de Imunização, reitera que a publicação do Boletim Epidemiológico é quinzenal.

O próximo Boletim Epidemiológico e Vacinômetro, será no dia 27 de maio, sexta-feira. Quem quiser acompanhar os índices diários, poderá acessar o Portal Integra Saúde (www.integra.saude.to.gov.br/covid19) e conferir todas as informações do Município e do Estado, referente à Covid-19.

A Vigilância Epidemiológica e a Imunização, ressaltam ainda que o monitoramento e acompanhamento dos números da Covid-19 e da vacinação no Município, permanecerão inalterados. Os registros e os documentos continuarão sendo confeccionados seguindo os mesmos critérios de acompanhamento e cuidado na apuração dos dados. Apenas a divulgação para a imprensa e população será quinzenal, em razão do atual cenário da Covid-19. Caso haja elevação nos índices, o Boletim poderá retornar à divulgação diária novamente.