Saúde|

Por Nicéia Menegon – Ascom Gurupi

A Semana de Enfermagem, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde – SEMUS, com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins – COREN-TO, que aconteceu nos dias 25 e 26 de maio, foi encerrada em grande estilo com a simulação realística de uma colisão frontal, um acidente grave e com múltiplas vítimas.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

A encenação aconteceu no pátio do 4º BPM, na tarde de quinta-feira, 26, e contou com a atuação dos condutores, bombeiros, médicos, socorristas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que puderam aperfeiçoar a teoria e as técnicas na prática, durante a simulação.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

O público que esteve no local para assistir a Simulação, pode acompanhar como é realizado todo o protocolo de salvamento em casos de acidentes de trânsito, com várias vítimas. Na Simulação, que durou aproximadamente 40 minutos, a colisão frontal entre uma Kombi e um carro de passeio fez duas vítimas fatais, duas vítimas graves e quatro leves. O roteiro de salvamento teve início quando o SAMU foi acionado, por telefone por uma pessoa que “passava pelo local do acidente”. A partir daí, todas as equipes foram acionadas.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

A prefeita Josi Nunes, que acompanhou a Simulação, enfatizou a importância de buscar o aperfeiçoamento e o conhecimento na área. “Sabemos que essa educação permanente amplia os conhecimentos, incentiva a melhoria na assistência e valoriza o profissional. A Semana de Enfermagem foi um evento que complementa o nosso compromisso com a inovação, capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de saúde”, falou Josi.

De acordo com a coordenadora da atenção básica de saúde, Maria Auxiliadora da Paixão Aires, a prática foi um sucesso e a intenção é dar continuidade aos eventos como este. “O conhecimento apresentado e a troca de experiências durante a semana de enfermagem foi muito rica, superou as nossas expectativas”, comemorou Auxiliadora.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Para o enfermeiro intensivista, professor e servidor público na área de enfermagem, que representa a câmara técnica do COREN-TO e, na simulação atuou como o coordenador das equipes de salvamento, Tony Régis Nascimento, o evento foi um sucesso. “Fechamos com chave de ouro! Todo o evento foi proveitoso, tanto na teoria quanto na prática. Eventos como a Semana de Enfermagem e essa simulação, são fundamentais para prestarmos um serviço de qualidade para a população”, pontuou Tony.

Teoria na prática

Os acadêmicos e estudantes de enfermagem participaram atuando como vítimas e curiosos da cena. Foi o caso do Samir Martins, estudante de técnico de enfermagem, do Senac. “Pra mim foi gratificante participar dessa simulação, vou levar esse aprendizado para a vida. Estar como vítima e vivenciar todas as manobras do protocolo, que as diferentes equipes fazem em um salvamento, mudou minha percepção. Quero aplicar a teoria da sala de aula, cada vez mais”, enfatizou Samir.

Já para a vítima grave, Alice Santos de Castro, estudante de enfermagem da Unirg, que ficou entre as ferragens, os bombeiros tiveram que cerrar grande parte da lataria do carro para retirá-la “com vida”. “Foi uma experiência única. Foi a oportunidade que tive de sentir, na pele, o desespero que uma vítima sente em um acidente como este. Em algum tempo eu estarei trabalhando para salvar a vida de pessoas como a desse papel que atuei hoje” revela Alice, que durante o seu “salvamento” se emocionou, “Jamais quero ser vítima de acidente de trânsito, foi desesperador!” desabafou.

“As equipes realmente atuaram com integração e em sintonia com o acidente simulado. Utilizamos o método START e foi uma aprendizagem participativa e interativa, como deve ser na vida real, tanto para os profissionais como para os estudantes” avaliou Raquel Tavares de Andrade, coordenadora de enfermagem do SAMU Gurupi.

Ao todo, foram envolvidos cerca de 40 profissionais.

Já na programação da tarde, para encerrar as atividades da Semana de Enfermagem, a partir das 16h, no pátio do 4º BPM, a equipe do SAMU irá realizar a simulação realística de um acidente de trânsito. A iniciativa foi possível graças à parceria da Secretaria Municipal de Saúde, com o Conselho Regional de Enfermagem – COREN-TO, com a Polícia Militar – PM, Corpo de Bombeiros Militar – CBM, 4º Batalhão da Polícia Militar, Ligas Acadêmicas de Enfermagem e Agência Municipal de Trânsito – AMTT e demais colaboradores e órgãos de segurança pública.