Idoso|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi, Com informações da Assessoria da UnirG

Os idosos que residem na Casa do Idoso de Gurupi terão uma programação especial neste sábado, 28. A partir das 14 horas será realizado o Chá com os Idosos, uma ação do curso de Letras da Universidade de Gurupi – UnirG, para a entrega do livro de relatos, produzido por seis acadêmicas do 3º período do curso.

A obra foi produzida por meio do projeto de extensão curricularizada “Relatos de Memórias: desenvolvendo a sociointeração na terceira idade por meio de práticas linguageiras”. O projeto tem o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal do Idoso.

Segundo o diretor municipal do Idoso, Vinicius Martins, a parceria com o curso de Letras da UnirG foi uma oportunidade muito importante, pois poderá proporcionar a estimulação cognitiva dos idosos através da memória, oralidade e raciocínio, além da troca de sentimentos.

“A gestão da Prefeita Josi Nunes e do vice-prefeito Gleydson Nato sempre prima por projetos que acolham a pessoa idosa com um cuidado especial. A UnirG é parceira em diversas ações e essa é mais uma que vai ao encontro do que é o pilar da gestão, que é o zelo por aqueles que tanto contribuíram com a nossa cidade”, ressaltou o Secretário Municipal do Idoso, Valdeci Júnior.

Fotos: Projeto Relatos de Memórias

O Projeto

Durante o projeto, a Casa do Idoso se transformou em um ambiente rotineiro para as acadêmicas, onde elas viajaram no tempo por meio de um canal transportador emitido pelas emoções dos moradores, ao relembrarem suas histórias e trajetórias de vida. A escuta atenta das estudantes foi materializada em textos, compondo os contos da obra.

O trabalho foi desenvolvido durante esse semestre sob a supervisão dos professores de Letras Ma. Maria Wellitania de OIiveira e Me. Alexandre Peixoto Silva.

“O planejamento foi de devolver aos idosos esse produto da pesquisa-ação. A programação foi seguida com os registros dos relatos, que agora serão devolvidos à Casa do Idoso. O livro não será comercializado, temos poucas tiragens, mas alguns exemplares serão distribuídos em bibliotecas locais”, afirmou a professora Wellitania.

As pesquisas para o livro foram realizadas pelas acadêmicas: Isabela Santana Brandão, Jhennifer Silva Carvalho, Maynara Nogueira Lemos, Ana Paula Soares Marinho, Rilary Soares Mota e Rita Márcia Pereira Soares.

Fotos: Projeto Relatos de Memórias

Durante o projeto também foram desenvolvidas ações de cunho social como arrecadação de insumos de higiene pessoal, coleta de mensagens de alento da comunidade local para os internos, dentre outras atividades.

No Chá com os idosos, neste sábado, serão entregues os itens de higiene pessoal como fraldas geriátricas, shampoo, condicionador, hidratantes e perfumes, arrecadados pelos participantes.