Desenv. Econômico|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

A prefeita Josi Nunes acompanhou durante toda tarde de quinta-feira, 23, a comitiva egípcia que veio à Gurupi conhecer as potencialidades da cidade. Além da prefeita, participaram das visitas: o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Pedro Dias; a Diretora de Indústria e Comércio Daniella Prudente Vitorino; o Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Ordenamento da Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Maurício Pessôa; a Cônsul Comercial do Escritório Econômico da Embaixada da República Árabe do Egito Ashwa Bakr; o gerente de Abate Halal da América Latina Moussa Nassar também do Egito.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Na primeira parada, o grupo visitou as instalações da Esmagadora de Soja Fazendão Agronegócio, onde o empresário Volney Aquino Santos mostrou o trabalho de armazenamento de grãos, além da industrialização que vem agregando valor ao produto. No lugar, as negociações foram em torno da exportação ainda este ano, de milho e soja. Principalmente de milho, já que devido a guerra entre Rússia e Ucrânia, o Egito resolveu abrir mercado.

“Quero agradecer a organização da Prefeitura de Gurupi, por meio da Diretoria de Indústria e Comércio, por trazer esta comitiva para conhecer nossa empresa e quero dizer também que estamos realmente abertos para o comércio internacional. Já atendemos algumas demandas de alguns lugares do mundo e com certeza o Egito é uma outra opção muito interessante para nós. E este encontro está sendo muito produtivo sem dúvidas,” comentou o empresário.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Temos esta meta, de trazer cada vez mais investidores para Gurupi. Sabemos que assim podemos fazer a cidade crescer e gerar mais empregos e tranquilidade para nossa população. Temos uma gestão de parcerias e o empresariado gurupiense pode contar com nosso apoio e nosso incentivo. Esta visita de hoje, desta comitiva egípcia, é fruto de um trabalho contínuo nosso de visitar embaixadas e locais que podem se tornar futuros parceiros. Gurupi, assim como a região sul do estado e todo Tocantins, tem muito a oferecer. Os dois lados têm interesses nestas negociações”, frisou a prefeita Josi Nunes.

Além da esmagadora, os visitantes conheceram a Ikigai Piscicultura da empresária Marise Ikigai, que hoje produz cerca de três toneladas de peixes por mês. Eles foram apresentados à um sistema de criação sem contaminação e seguro para produção de peixes frescos.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Já no final do dia, a última parada foi no SPI (Sistema de Produção Integrada) de confinamento bovino. No local foi mostrada a produção integrada de carne como uma unidade terminadora de animais, por meio da acomodação e nutrição balanceada para engorda. O diretor do SPI, Tarcísio Goiabeira, percorreu os galpões de rações, onde são produzidas 450 toneladas de ração por dia e as baias de onde saem do confinamento cerca de 45 mil animais por ano.

“Foram bastante produtivas estas visitas, porque não adianta nós fomentarmos a base da cadeia, o seguimento produtivo, sem criarmos alternativas de mercado. E como eles estão de olho na tecnologia que nós temos, mas também pensando em parcerias comerciais, e eles são um mercado em potencial, para este seguimento aqui especialmente, a visita se torna muito importante,” explicou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi, Pedro Dias.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Foi uma experiência muito agradável, onde pudemos conhecer a renovação e tecnologia desta área do Tocantins. É mais uma oportunidade para o início de grandes cooperações entre Egito e este Estado, onde somos sempre muito bem recebidos. É um ótimo lugar que atende todas exigências comerciais do mercado do egípcio”, disse a Cônsul Comercial do Escritório Econômico da Embaixada da República Árabe do Egito Ashwa Bakr ao final do primeiro dia de visitação.

A comitiva egípcia vai permanecer na cidade até dia 25 de junho e até lá se mostraram muito animados com a possibilidade de negociações, em Gurupi.