Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

As festas juninas já começaram a movimentar escolas e creches da rede municipal da Educação de Gurupi. Durante este mês de junho, a festança na roça tem um cronograma intenso de eventos que envolve as 26 instituições de ensino. Só no último fim de semana foram realizados simultaneamente 11 arraias e mostras culturais.

Com comidas típicas, decoração e vestimentas temáticas, exposições e a tradicional quadrilha, as unidades escolares estão resgatando as tradições culturais deste período do ano e proporcionando aos estudantes muita diversão durante as apresentações. “Foram dois anos parados sem essa alegria contagiante das festas juninas escolares e estas estão de volta com todo o calor das fogueiras juninas aquecendo essa festança em todas as unidades escolares. Aqui o que estamos testemunhando é o desfecho de um trabalho temático dentro da língua portuguesa colocado em prática nessa festa para apreciação pelos pais, as famílias e toda a comunidade local”, disse o Secretário da Educação de Gurupi, Davi Abrantes que participou de nove das festas que ocorreram na sexta-feira, 10.

Mostras

A Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho, na Vila Pedroso e as creches escolas, Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), Irmã Divina no Jardim dos Buritis e CEMEI Senador João Ribeiro, no Residencial Nova Fronteira em Gurupi apostaram nas mostras culturais juninas para o formato da festa. “Aproveitamos a oportunidade da mostra cultural para trabalhar o Projeto Aprender & Empreender para que crianças desde a educação infantil já crescem sabendo dar o devido valor ao dinheiro e sabendo de que forma ele pode está investindo em um empreendimento. O resultado foi essa festa grandiosa, bem alegre e divertida e com total adesão pela comunidade escolar”, avaliou Rose Reis, diretora escolar, ressaltando que foi a primeira mostra cultural realizada pelo CEMEI que está há três anos em funcionamento, dentre os quais, dois foram de aulas remotas em decorrência da pandemia da Covid-19.

As apresentações de danças, barraquinhas com bebidas e comidas típicas e demais atividades na programação das festas juninas envolvem alunos familiares e profissionais da Educação. Os movimentos culturais, entre outros aspectos, abrilhantaram a mostra cultural do CEMEI Irmã Divina. “Está aqui o resultado de todo o trabalho que realizamos ao longo do semestre, é uma mostra cultural que já virou tradição e que já vem sendo realizada desde o princípio e estávamos há dois anos sem fazer nada, e agora voltamos com todo vapor”, ressaltou a diretora escolar Nádia Santos.

Os gestores das escolas, juntamente com suas equipes são os responsáveis organizar as festas, e não pouparam no capricho em cada detalhe para criar um ambiente todo a caráter e promover a integração entre os alunos e toda a comunidade escolar.

Foto:  Débora Ciany – Ascom Semeg

Calendário

Quem abriu esse calendário festivo no último dia 02, foi a escola Municipal Vila Nova que fica no bairro de mesmo nome. Em seguida veio o Arraiá da Escola Municipal José Pereira da Cruz no Jardim Sevilha e depois o do CEMEI Raimunda Regino de Lima que fica no Setor Aeroporto III em Gurupi. Neste caso, a creche escola também realizou uma mostra cultural com o tema; Xodó Kids e que ocorreu numa casa de eventos.

Depois da maratona festiva da sexta-feira, outras nove unidades escolares ainda darão seguimento ao calendário de arraias na rede municipal de ensino de Gurupi. As festas são abertas a toda comunidade escolar, algumas com cobrança de taxas simbólicas e comercialização das comidas.

Foto:  Débora Ciany – Ascom Semeg

Dia 15 de junho:

Escola Municipal Professora Ilsa Borges Vieira (Nova Fronteira)

Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Souza (Alto dos Buritis)

Dia 24 de junho:

Escola Municipal Elizeu de Carvalho (Vila Industrial)

Escola Municipal Professor Joel Ferreira Soares (Nova Fronteira)

Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim (Jardim dos Buritis)

Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota (Setor União V)

Instituto Municipal de Educação Infantil Silny Rodrigues dos Santos, (centro de Gurupi)

Dia 27 de junho:

Instituição Beneficente Irmã Dulce (Setor Novo Horizonte)